Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cinema

literatos de MT

Obra de escritor cuiabano será adaptado para os cinemas; Confira

Foto: Divulgação

Obra de escritor cuiabano será adaptado para os cinemas;  Confira
A produção literária em Cuiabá voltou a fervilhar nos últimos tempos. O mesmo se pode dizer sobre o campo audiovisual, que volta a ser focos de debates, seminários e festivais. Mas um ótimo exemplo disto é que o livro “Sertão de Sangue”, do escritor mineiro radicado em Cuiabá, Romulo Nétto, será adaptado para o cinema pelo cineasta Rodrigo Grota.


Leia mais: Para aproximar países de língua portuguesa,vencedor de prêmio ganhará 8 mil euros; Participe

Publicado em 2013 pela Editora cuiabana Carlini & Caniato, a obra é considerada um verdadeiro faroeste sertanejo. Ela já vem sendo estudado por Grota e a equipe técnica que integra o projeto, dentre eles Guilherme Gerais, especializado em fotografia e projetos gráficos, e Bruno Bergamo, técnico em som e produtor. “A ideia inicial é, ao final da oficina, termos o curtametragem inspirado na obra de Romulo Nétto, porém, nossa intenção é transformar ‘Sertão de Sangue’ em longa-metragem, num segundo momento”, avisa.

Rodrigo Grota é um nome conhecido do novo cinema brasileiro. Nos últimos anos, Grota, que realiza curtas e médias metragens no pólo cinematográfico de Londrina, acumulou alguns dos principais prêmios da sétima arte, incluindo kikitos no Festival de Gramado. Após uma série de oficinas ministradas em cidades paulistas e paranaenses, o olhar do cineasta recai para o Centro Oeste brasileiro, mais especificamente, Mato Grosso.

"Uma das coisas mais fascinantes no cinema é o poder que uma paisagem tem de representar um sentimento. Nesse sentido, o Mato Grosso ainda é um cenário consideravelmente novo, repleto de rostos, histórias, sons, imagens que podem gerar muitos e muitos filmes. A nossa intenção, ao promover uma oficina de realização em cinema em Cuiabá, é propiciar uma primeira aproximação a esse universo e tentar encontrar em Mato Grosso pessoas dispostas a ingressar nessa aventura contínua que é fazer um filme", sintetiza.

Sobre “Sertão de Sangue”

“Não imaginava escrever um romance neste estilo, o faroeste sertanejo. Tudo começou com ‘Buritis’. É o primeiro da série, e a bem da verdade, foi escrito como dois volumes. Depois de pronto, achei melhor juntá-los num só. A segunda parte, nada mais é do que a continuação da primeira”, explica o romancista Romulo Nétto.

O autor ressalta que “Sertão de Sangue”, embora tenha sido o primeiro a ser publicado, é o segundo da série de faroeste sertanejo. Na trama, o personagem principal é obrigado a matar 13 pessoas a mando de um coronel. A trama é ágil e o leitor encontra um Romulo Nétto mais apurado, com trechos sólidos e muito bem compostos.

A cada parágrafo o leitor se depara com uma passagem marcante, lembrando muito o estilo próprio de Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”. Aliás, Guimarães é um dos autores que mais influenciaram a vereda literária de Romulo Nétto, que já lançou mais de 10 livros nos últimos cinco anos.

Outra influência de Nétto para a composição de “Sertão de Sangue” foi a cena em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, onde o personagem Fabiano acaba subjugado pelo soldado amarelo. “A cena de Fabiano sendo subjugado pelo soldado amarelo marcou-me profundamente, tanto que ‘Vidas Secas’ é um dos meus romances preferidos. O livro não é bem o gênero do faroeste sertanejo, apenas este pedaço da obra de Graciliano Ramos me remeteu a ele”, contextualiza.



Inspirações de grandes obras cinematográficas também estão influenciando a equipe técnica do filme baseado em “Sertão de Sangue”. Grota revelou que em abril irá ministrar um ciclo de “westerns” com oito longas dirigidos por John Ford, o maior diretor do gênero de todos os tempos e que revelou o astro John Wayne. “Será um estudo para o nosso filme em Cuiabá”, conclui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet