Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cinema

mostra cotidiano

Documentário que mergulha no universo de Luis Fernando Verissimo é exibido no Cine Teatro

Foto: Reprodução

Documentário que mergulha no universo de Luis Fernando Verissimo é exibido no Cine Teatro
O documentário "Verissimo", que mergulha no universo do escritor Luis Fernando Verissimo, será exibido nesta terça-feira (7), às 19h30, no Cine Teatro. Os ingressos serão vendidos na bilheteria por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Às vésperas de completar 80 anos, em 2016, Verissimo se tornou centro do filme do diretor Diego Defanti. 


Leia também 
Empório de produtos de MG inova com macarrão feito em ‘panela de queijo’ da Serra da Canastra

A produção estreou na Mostra Competitivia de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, em abril deste ano, em São Paulo e Rio de Janeiro.  O universo de Verissimo não é novidade para Defanti que, em 2022, lançou a ficção "O Clube Dos Anjos”, baseado no livro homônimo do escritor, além dos curtas “Feijoada Completa” (2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), ambos a partir de contos do gaúcho.

O cineasta conta que a filmagem entrou no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família participa do filme. “Durante o mês de filmagens, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava. Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80. Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax”, explica Defanti.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 1936. Filho do escritor Érico Veríssimo e de Mafalda Halfen Volpe viveu parte de sua infância nos Estados Unidos, época em que seu pai lecionou literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland, entre 1941 e 1945.

Em 2003, seu livro Clube dos Anjos, na versão em inglês (The Club of Angels), foi escolhido pela New York Public Library, um dos 25 melhores livros do ano. Em 2004, recebeu o Prix Deus Oceans do Festival de Culturas Latinas de Biarritz, França. Recebeu o prêmio Juca Pato e, foi considerado o Intelectual do ano pela União Brasileira de Escritores em 1997.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet