Olhar Conceito

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Artes visuais

cultura em luto

Artista plástica e jornalista Vitória Bassaia morre aos 68 anos: 'deixa universo incomensurável de arte'

Foto: Viviann Vilella

Artista plástica e jornalista Vitória Bassaia morre aos 68 anos: 'deixa universo incomensurável de arte'
A artista plástica e jornalista Vitória Bassaia morreu aos 68 anos, nessa quarta-feira (15), no Hospital Santa Casa, em Cuiabá. Ela estava internada há dois dias por conta de problemas de saúde. A família informou que o velório será realizado na tarde desta quinta-feira (16), na Capela Jardim, em Cuiabá. 


Leia também
Jornalista cria 'museu virtual' com imagens que mostram passado: 'saudosismo e resgate da história'

Há alguns dias, Vitória Bassaia escreveu: "Quando eu partir quero bolo balinha e balão. Não quero reza de ladainha. Quero riso e cantoria. A morte deveria ser comemorada assim como o nascimento. Sou Gulosa! Gosto de Beijo. Abraço. E Prosa."

O filho informou que o desejo será respeitado e a despedida terá arte, música e poesia. Carioca, a artista plástica morava em Mato Grosso desde 1981. Além de pintora, gravurista, conceitualista e escultora, desenvolvia pesquisas com pigmentos naturais e materiais recicláveis desde 1985.

Em 1992, Vitória Bassaia começou o projeto Galeria do Povo, fazendo interferências urbanas, com murais em caixa alta, em fachadas de casas, lojas, muros, feiras e clubes, com o propósito de levar a arte às ruas. Atualmente, a artista plástica morava em Várzea Grande, onde tinha um ateliê. 

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT). Ela foi lembrada como uma das "personalidades mais inquietas, compreensivas e criativas de Mato Grosso", de "alma serena e grandiosa". A morte de Vitória Bassaia também gerou comoção entre os artistas de Cuiabá. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet