Olhar Conceito

Segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Quantas horas você dorme por dia? Saiba que o sono pode causar problemas no coração

Dr. Juliano Slhessarenko

28 Set 2020 - 14:40

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Quantas horas você dorme por dia? Saiba que o sono pode causar problemas no coração
O sono é essencial para um coração saudável. Pessoas que não dormem o suficiente correm maior risco de doenças cardiovasculares e coronárias - independentemente da idade, peso, hábitos de fumo e exercícios. É importante dormir o suficiente e de boa qualidade se você quiser diminuir o risco dessas doenças.
 
Não está completamente claro por que menos sono é prejudicial à saúde do coração, mas os pesquisadores entendem que dormir muito pouco causa interrupções nas condições de saúde subjacentes e processos biológicos como o metabolismo da glicose, pressão arterial e inflamação. O mesmo pode ser verdadeiro para dormir demais.
 
Uma das razões pelas quais sabemos como o sono é vital para o coração é que os pacientes com apnéia do sono (que os faz acordar com frequência durante a noite) geralmente têm a saúde cardíaca comprometida.  Isso ocorre porque, sem longos e profundos períodos de descanso, certas substâncias químicas são ativadas e impedem o corpo de atingir longos períodos nos quais a freqüência cardíaca e a pressão arterial são reduzidas.  Com o tempo, isso pode levar a um aumento da pressão arterial durante o dia e a uma maior chance de problemas cardiovasculares.  Muitos estudos mostraram a relação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  Um descobriu que, em um período de oito anos, os homens com apnéia do sono severa tinham 58 por cento mais probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca congestiva do que os homens sem o distúrbio respiratório noturno.  Mas não é necessário um distúrbio do sono subjacente grave para ver os efeitos no coração.  A falta de sono (como resultado de mudanças nos horários de trabalho ou hábitos de sono ruins, por exemplo) também pode colocá-lo em risco.
 
A saúde do coração não é apenas uma preocupação para os idosos
 
Pesquisas recentes mostraram que dormir pouco no início da vida também pode causar danos.  Por exemplo, em um estudo, adolescentes que não dormiam bem estavam em maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Esses adolescentes tinham níveis mais altos de colesterol, índice de massa corporal mais alto, cintura maior, pressão arterial mais alta e risco aumentado de hipertensão.  É fácil ver como essas alterações na saúde infantil podem tornar-se uma bola de neve em grandes preocupações mais tarde, e por que é importante proteger o sono em todas as idades.
 
Quanto sono eu preciso?

A maioria dos adultos precisa de pelo menos 7 horas de sono por noite. No entanto, mais de um em cada três adultos brasileiros dizem que não dormem a quantidade recomendada. Embora isso possa ser bom por um ou dois dias, não dormir o suficiente  com o tempo, pode levar a sérios problemas de saúde - e piorar certos problemas de saúde.
 
Que condições de saúde estão associadas à falta de sono?

Adultos que dormem menos de 7 horas por noite têm maior probabilidade de dizer que tiveram problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco, asma e depressão. Alguns desses problemas de saúde aumentam o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e derrame. Esses problemas de saúde incluem:
 
Pressão alta. Durante o sono normal, sua pressão arterial desce.  Ter problemas de sono significa que sua pressão arterial permanece elevada por mais tempo. A pressão arterial elevada é um dos principais riscos de doenças cardíacas e derrame. Cerca de 75 milhões de brasileiros - um em cada três adultos - têm pressão alta.

Diabetes tipo 2. A diabetes é uma doença que faz com que o açúcar se acumule no sangue, uma condição que pode danificar os vasos sanguíneos. Alguns estudos mostram que dormir bem o suficiente pode ajudar as pessoas a melhorar o controle do açúcar no sangue.
 
Obesidade. A falta de sono pode levar a um ganho de peso prejudicial à saúde. Isso é especialmente verdadeiro para crianças e adolescentes, que precisam dormir mais do que os adultos. Não dormir o suficiente pode afetar uma parte do cérebro que controla a fome.
 
            Que condições de sono podem prejudicar a saúde do meu coração?
 Com o tempo, problemas de sono podem prejudicar a saúde do coração.
 
           A apnéia do sono ocorre quando as vias aéreas são bloqueadas repetidamente durante o sono, fazendo com que você pare de respirar por curtos períodos de tempo.  A apnéia do sono pode ser causada por certos problemas de saúde, como obesidade e insuficiência cardíaca.
 
            A apnéia do sono afeta a quantidade de oxigênio que seu corpo obtém enquanto você dorme e aumenta o risco de muitos problemas de saúde, incluindo pressão alta, ataque cardíaco e derrame.  É mais comum entre negros, hispânicos e nativos americanos do que entre brancos.
 
            A insônia é a dificuldade em adormecer, permanecer dormindo ou ambos.  Até um em cada dois adultos sofre de insônia de curta duração em algum momento, e 1 em cada 10 pode ter insônia de longa duração. A insônia está relacionada à hipertensão e doenças cardíacas.  Com o tempo, o sono insatisfatório também pode levar a hábitos prejudiciais à saúde que podem ferir seu coração, incluindo níveis mais elevados de estresse, menos motivação para ser fisicamente ativo e escolhas alimentares pouco saudáveis.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet