Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cinema

Carlos Saura

Imagens em Pauta exibe "Carmen", duas tramas de amor e tragédia no mesmo filme

Foto: Divulgação

Imagens em Pauta exibe
Dando continuidade ao ciclo em homenagem a Carlos Saura, o Imagens em Pauta desta semana exibe o drama flamenco “Carmen”. Dando ênfase a mais tradicional verve latina, o longa-metragem desta terça-feira (16) mistura amor, ciúme, tragédia e fantasia em duas tramas que se entremeiam: a da ópera de Georges Bizet e a do próprio filme. “Carmen” é exibido hoje (16), às 19h, no Cinesesc e a entrada é gratuita.


Leia mais: Espirra, chora, faz barba, mas não faz sexo: o lado humano do Superman
Novo Star Trek começa a ser filmado no ano que vem

Carmen, a jovem dançarina vivida por Laura Del Sol, vive em disputa com Cristina (Cristina Hoyos) pelo papel principal de um espetáculo. As duas integram um grupo de dançarinos flamencos que estão interpretando a versão da ópera de Bizet, “Carmen”. A trama do filme é toda construída durante os ensaios do grupo, tendo como pano de fundo a Espanha dos anos 80. 

Durante um destes ensaios, o coreógrafo se apaixona de forma obsessiva por Carmen, assim como na ópera original. Daí por diante o romance do casal se confunde com a história que interpretam e descamba em drama e fantasia. “Carmen” é um dos filmes mais bem sucedidos de Carlos Saura e recebeu o Prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes de 1983.

O Ciclo em homenagem a Carlos Saura teve inicio no dia 2 julho, com o filme “Cria Cuervos”, uma analogia ao período Franquista. Este terceiro longa integra a “trilogia flamenca”, formada por “Bodas de Sangue”, “Carmen” e “Amor Bruxo”. Esta segunda etapa marca um relaxamento do cineasta, que após a democratização da Espanha se dedicou a um de seus prazeres pessoais, o flamenco.

Imagens em pauta

O “Imagens em Pauta” é gratuito e direcionado aos curiosos e interessados em cinema. O filme integra a programação do sétimo ano de exibições do projeto, realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A exibição dos filmes acontece no Sesc Arsenal toda terça-feira, às 19:00. A cada dois meses o projeto homenageia um diretor, selecionando a parte mais relevante de sua obra para as apresentações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet