Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Literatura

dica de livro

O Iluminado de Stephen King justifica o reinado no gênero de horror; arrepios do início ao fim

Foto: Reprodução

O Iluminado de Stephen King justifica o reinado no gênero de horror; arrepios do início ao fim
O livro começa com a estória de uma família que busca uma nova vida para deixar para trás, de uma vez por todas, os problemas do pai com o alcoolismo e sua tentativa frustrada de escrever. O recomeço parece estar em um distante e imenso hotel, o Overlook. “O Iluminado” de Stephen King promete tirar o leitor de sua confortável posição de espectador, e lançá-lo direto no abismo de terror que possui a aura da estória.

Leia tambémPoucos caracteres que tiram o ar, I volume de Máxima Vida Mínima traz 25 micro contos; Leia aqui

Se você não leu o livro, ao menos deve estar familiarizado com a versão de Stanley Kubrick para o cinema, estrelando Jack Nicholson no papel do pai, Jack Torrance. Após perder o emprego de professor, devido ao alcoolismo que o levou a quebrar o braço do filho Danny e a agredir um aluno da escola, Torrance aceita um emprego de zelador para cuidar do hotel Overlook durante o inverno.

Porém, o que Torrance não imagina é que o hotel irá despertar as suas piores emoções e fará acordar um monstro que até então, permanecia dormindo. O fim do livro difere do filme, por isso, em respeito aos que irão ler, não iremos nos ater ao desenlace, mas sim, ao trajeto.

As imagens de Kubrick podem ainda estar impregnadas nas mentes daqueles que viram o filme antes de ler o livro. Mas não há qualquer prejuízo aqui. É ainda mais satisfatório poder visualizar o realismo surreal com que Kubrick abordou a obra de King, um dos reis do gênero de horror.

O livro foi lançado em 1977 e o filme em 1980. “O Iluminado” se tornou um best-seller e consolidou King no gênero. Aos que não se familiarizam com o terror, é melhor nem começar, porque a leitura de O Iluminado promete arrepios do começo ao fim.

Danny filho de Torrance possui poderes sobrenaturais e tem visões sobre o passado sinistro do hotel. Ao chegarem no Overlook, o menino tem uma conversa com o cozinheiro Dick, que também demonstra ser sensitivo, e pede que Danny o chame telepaticamente, se precisar de ajuda.

No filme de Kubrick ficou famosa a cena em que o sangue invade as salas, e as meninas gêmeas convidam Danny para brincar. O hotel quer Danny, mas não consegue e por isso, Torrance começa a ser possuído pelos espíritos malignos que circulam pelo Overlook.

Uma das funções como zelador é cuidar da caldeira que esquenta o hotel, cercado pela neve em uma montanha, de difícil acesso, conforme o inverno avança, a família fica isolada. Torrance encontra um livro antigo do hotel e revive as histórias que ali aconteceram. Com este contato mais próximo, Torrance começa a se envolver obscuramente com as forças malignas.

É a partir daí que o livro dá uma guinada. Wendy, a esposa de Torrance começa a notar o comportamento estranho do marido, e consegue junto com Danny prendê-lo no refrigerador de alimentos. Mas, o espírito do antigo zelador que matou toda a família e depois se suicidou, o liberta. E Torrance com a fúria do hotel caça Wendy e Danny em um labirinto com um taco de roque.

Bom, o fim não dá para contar, senão ia estragar a surpresa. Mas “O Iluminado” não deixa dúvidas de que o gênero terror na literatura consegue impressionar tanto quanto as telas do cinema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet