Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Literatura

homenagem

Livro sobre herói de Mato Grosso será lançado durante comemoração do aniversário do TCE

Foto: Reprodução

Livro sobre herói de Mato Grosso será lançado durante comemoração do aniversário do TCE
O livro “Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon: Relíquias do Telegrafista Tocantins”, que adentra nas 165 cartas escritas pelo sertanista e militar mato-grossense descendente de indígenas, Marechal Cândido Rondon, será lançado na tarde de quarta-feira (30), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), como parte da celebração do aniversário da Corte.

Leia mais: Dia Nacional do Livro remete à criação da literatura brasileira em 1808

Escrito pelo contabilista Ivan Echeverria e pelo professor Aecin Tocantins, duas figuras de destaque na história cuiabana, o livro permite ao leitor perceber as características da personalidade de Cândido Rondon através dos documentos escritos pelo próprio punho do sertanista.

Por dentro das cartas, os autores se aprofundam nos aspectos biográficos do marechal. Cândido Rondon é uma das mais importantes personagens da história brasileira. Descendente de indígenas tanto por parte os avós maternos quanto pelos paternos, foi, como sertanista, o principal catalogador de etnias enquanto desbravava o Centro Oeste para levar as linhas telegráficas.

Marechal Cândido Rondon acabou se tornando a inspiração para criação do Serviço Nacional de Proteção ao Índio, órgão que deu origem a Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, o trabalho do sertanista foi preponderante na manutenção da soberania do país com o resguardo das fronteiras, tendo trabalhado também na articulação da proclamação da República do Brasil.

A importância de Rondon é tão grande que ele possui um andar inteiro no Museu de História Natural de Nova York, onde ele e o presidente Theodore Roosvelt são retratados na expedição científica Roosevelt-Rondon, na qual ambos exploraram a Amazônia brasileira durante 42 dias e quase acabaram mortos pela malária.

O lançamento do livro deve começar às 16h30. Além do livro sobre Cândido Rondon, também serão lançados o livro “50 + 10 Anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso”, “Resultados Efetivos 2006-2011: Primeiro Ciclo de Planejamento Estratégico do TCE-MT”; “Carta de Serviços ao Cidadão” e “O Lado Pitoresco das Auditorias”, autor: Reinaldo Th ommen.

Na ocasião ainda será divulgado os trabalhos do servidor aposentado, Armando Santana Modesto (in memorian): “Rescaldo Político” e “Caminhando no Passado”.

O TCE-MT, que completa 60 anos, foi criado pela Lei Constitucional nº 2 de 31 de outubro de 1953 com sede na capital do Estado e jurisdição em todo o território estadual. Foi instalado em 3 de janeiro de 1954 quando ocorreu a primeira sessão ordinária e eleitos o presidente Benedicto Vaz de Figueiredo, o vice-presidente Rosário Congro e o procurador geral, Sebastião de Oliveira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet