Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Literatura

Bienal do Rio tem 100% de aumento em venda de ingressos antecipados

A 16ª Bienal Internacional do Livro Rio, que começa nesta quinta-feira (29) e vai até 8 de setembro, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, nem começou e já comemora um sucesso: o aumento de 100% nas vendas antecipadas de ingressos em relação à última edição, de 2011. Segundo Tatiana Zaccaro, diretora da Fagga, uma das organizadoras da feira, que recebeu o G1 para uma visita à feira nesta quarta-feira (28), o resultado se deve às redes sociais.
saiba mais
Bienal do Rio tem recorde de autores estrangeiros e salão de negócios
Leia trecho do novo romance de Nicholas Sparks, que vem ao Brasil
Bienal do Livro do Rio vai ter palavra cruzada gigante
"A gente está com expectativas super fortes, tendo um crescimento enorme dos nossos seguidores nas redes sociais, da interatividade com as pessoas, um aumento bem considerável da venda de ingressos antecipados. Um aumento de 100% em relação à edição passada até esse momento. Então, tudo isso demonstra pra gente essa expectativa do carioca e visitante. Hoje a rede social consegue aproximar muito a gente do visitante, a gente está esperando um grande evento", declarou.
Ainda de acordo com Tatiana, a expectativa de público na feira que apresentará 950 expositores é de 600 mil pessoas. Esse número corresponde quase ao mesmo público da edição anterior. No entanto, ela ressalta que, em 2012, o evento contou com o feriado de 7 de setembro no meio do seu calendário. Para atender esse público, são 27 pontos de alimentação.
"A expectativa é de 600 mil pessoas. É praticamente o mesmo número. É um número que a gente sempre espera. Na edição passada a gente teve um pouco mais do que isso, a gente teve 670 mil no final, mas a gente tinha um feriado numa quarta-feira. Então, foi excepcional porque digamos que tivemos um sábado a mais. Mas a expectativa é 600 mil sempre, acreditamos que a gente vá superar esse número por todos esses movimentos."

A edição 2013 da Bienal do Rio celebra 30 anos da feira. De acordo com Tatiana, neste ano, há um recorde de autores, cerca de 240 participando de toda a programação cultural. O evento traz um recorde também de autores internacionais: 27.

"A gente teve 22 na edição passada. Então, é um recorde. Teremos também atividades novas, como o Acampamento da Bienal, focado no público adolescente, o Placar Literário e o Espaço Ziraldo", adiantou.

Três novos espaços
A feira traz novidades que prometem agradar ao público jovem, adulto e infantil. No clima da Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do comentarista do esporte, João Máximo, aborda o futebol em diversas vertentes literárias.
"A gente está nesse momento Brasil, Copa do Mundo no ano que vem, paixão pelo futevol. E se você olhar para a história da literatura, você vê desde Nelson Rodrigyes a outros grandes autores que escreviam sobre futebol. Então, a gente está trazendo um pouco disso, o que existe dentro da literatura que fala de futebol", explicou.
O Acampamento na Bienal, outra novidade, se dedica ao público adolescente e traz temas que são pautados pela cultura de convergência. "Cada vez mais a gente vê os adolescentes na Bienal. Existe um fenômeno da literatura teen. Nessa cultura de convergência, a gente tem o livro que vira game, que vira filme, que vira livro", afirmou Tatiana.
"Os jovens sempre estiveram muito presentes na Bienal e sempre tiveram uma programação cultural espalhadas em diversas atividades. Mas esse ano, os organizadores pensaram em ter um endereço fixo, onde o jovem leitor fosse se encontrar, uns com os outros, com a própria bienal, com os livros e o universo que eles estão mais acostumados", explicou João Alegria, curador do espaço.

No espaço, haverá ainda uma leitura coletiva na "Máquina de ler", um dispositivo desenvolvido por Leo Candarelli. Nesta "máquina", o público fará a leitura de trechos de Capitães de Areia, obra de Jorge Amado, informou Alegria.

"Você lê um trecho em um ipad, é gravado o áudio e o vídeo da pessoa e isso sobe pro blog da atividades. Então, ao longo da Bienal, a gente vai ter o Capitães de Areia lido por milhares de pessoas. Pessoalmente acho que ele vai ser lido mais de uma vez. Nossa meta é ter uma vez pelo menos. É um grande compartilhamento dessa leitura" completou Tatiana.

O Espaço Ziraldo é voltado para o público infantil. "O Espaço Ziraldo é para público infantil, de até 10 anos. É focado nos pequenos visitantes. Atividades lúdicas, onde as crianças vão poder desenhar a história delas e prender o papel em uma grande parede. Toda a atividade é focada nos personagens do Ziraldo. Tem arenas e apresentações de teatro", acrescentou Tatiana.

Mais 43 mil profissionais envolvidos

Para realizar a feira deste ano, que contará com 950 expositores, e stands de até 500 metros quadrados, como as novas áreas culturais, a Bienal do Rio conta, antes e durante de sua realização, com 585 profissionais diretos e 43 mil indiretos. Foram 165 caminhões utilizados.

"Está bem adiantado, não tem nada que esteja me preocupando. Já por calendário a gente vai até 2h da manhã, os acertos finais, os expositores colocarem todos os livros. Pelo menos até 2h pra gente sair hoje [28]. To muito satisfeita, ta muito bacana, sem dúvida a cada edição está mais bonito, stands com mais investimentos, que você vê que as pessoas vao gostar de participar", concluiu Tatiana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet