Olhar Conceito

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Cardiologista sugere dez resoluções saudáveis de Ano Novo para fazer em 2020

Dr. Juliano Slhessarenko

27 Dez 2019 - 14:20

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Após a agitação das férias, o próximo Ano Novo nos dá tempo para recarregar, refletir e voltar à nossa saúde física e mental.  Sabemos que elaborar promessas de autocuidado é a parte mais fácil, mas segui-las, ou mesmo saber como iniciar seu regime de saúde para 2020, pode ser complicado.  É por isso que estou aqui, para fornecer algumas resoluções saudáveis ​​de Ano Novo!

Leia também:
Cardiologista explica o que diferencia o coração dos homens do das mulheres
 
Uma pesquisa descobriu que 60% das pessoas tomam uma resolução de ano novo. Em 2019, 71% dos entrevistados queriam se alimentar de forma mais saudável; 65% disseram que desejavam se exercitar mais; 54% esperavam perder peso; 21% pretendiam parar de fumar e 15% responderam dizendo que queriam beber menos álcool no novo ano.  No entanto, apenas 8% das pessoas conseguiram atingir seus objetivos.
 
Veja as resoluções:
 
1. Priorizar o sono
 

Deseja reduzir o risco de doença cardíaca, ganho de peso e hipertensão?  É demonstrado que o descanso de alta qualidade melhora a saúde geral e deve ser uma prioridade ao entrar em 2020. Dormir menos de sete horas por noite, juntamente com descanso de baixa qualidade, pode ter efeitos adversos no coração, no metabolismo e na mente. 
 
2. Beba mais água

 
Você bebe água o suficiente?  Manter-se hidratado pode não parecer uma resolução válida para o Ano Novo, mas beber bastante água é um passo essencial para melhorar a saúde geral. Consumir água suficiente durante todo o dia mantém as articulações lubrificadas, auxilia na recuperação muscular após exercícios extenuantes, ajuda na digestão e apoia a função renal saudável.  Aqui estão algumas maneiras fáceis de ajudá-lo a obter sua dose diária de H2O:
 
- Tome um copo de água a cada lanche e refeição, e mantenha uma garrafa de água em sua mesa, carro e na mochila.
- Cerca de 20% de nossa ingestão de água vem de alimentos, portanto, incorpore mais frutas e vegetais em sua dieta.
- Use um aplicativo de rastreamento de água como o Daily Water Tracker.
- Experimente aprimoramentos de água com baixas calorias para adicionar um toque de sabor ou infundir frutas na água.
 
3. Aprenda uma receita saudável
 
Uma das maneiras mais fáceis de evitar alimentos processados ​​é abastecer sua casa com ingredientes saudáveis ​​e preparar refeições em casa.  Se cozinhar uma refeição completa parecer assustador, não se preocupe.  Aprender alguns cafés da manhã descomplicados é uma maneira simples de adicionar opções mais saudáveis ​​à sua rotina diária. 
 
Além disso, não tenha medo de cozinhar jantares diferentes ou experimentar opções veganas e vegetarianas.  Não tem certeza de quais alimentos saudáveis ​​podem ser as melhores opções para você ao iniciar sua resolução de Ano Novo?  Considere uma consulta com um nutricionista qualificado.
 
4. Parar de fumar
 
Torne o ano novo de 2020 sem fumaça. Fumar afeta negativamente todos os órgãos do corpo humano.  É também a causa número um de câncer de pulmão nos homens e causa mais mortes que o câncer de cólon, mama, ovário e próstata.  Embora os perigos para a saúde sejam amplamente conhecidos, sabemos que desistir do hábito não é fácil. 
 
5. Diminuir o consumo de álcool

 
O excesso de álcool pode levar a doenças crônicas como doença hepática, pressão alta, câncer e doenças cardíacas.  E enquanto muitos de nós podemos tomar uma cerveja de vez em quando, diminuir a ingestão de álcool pode reduzir bastante os riscos à saúde associados ao consumo de bebidas que ajudam na ansiedade e na depressão.
 
6. Faça uma rotina de exercício adequada à idade
 
O exercício é uma parte crucial da manutenção de um estilo de vida saudável no Ano Novo, mas nosso corpo e a forma física precisam mudar à medida que envelhecemos.  O CrossFit que fizemos nos nossos 20 anos pode não ser a melhor opção para nossos corpos à medida que envelhecemos nos 50 anos.  Portanto, parte do seu compromisso de permanecer ativo em 2020 deve incluir uma programação de condicionamento físico apropriada à idade.  No entanto, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, consulte um médico.
 
7. Refeição para o trabalho
 

Todos sabemos que comer melhor leva a se sentir melhor, mas manter uma dieta saudável durante a jornada de trabalho tem seus desafios.  Muitas vezes, é muito fácil pegar fast-food, ou pior, não comer nada. Passar um pouco de tempo preparando almoços saudáveis ​​antes do trabalho pode ajudá-lo a comer melhor e sustentar sua energia ao longo do dia.  Além de ser apenas uma opção de almoço saudável, o planejamento de refeições ajuda você a:
 
- Economizar
- Planejar porções
 -Reduzir o desperdício de alimentos
 -Promove a perda de peso
 -Em última análise, economiza tempo
 
8. Dedicar o tempo à sua saúde mental
 
Dedicar tempo de qualidade à sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física.  Quer você goste de meditação, pratique ioga ou procure um terapeuta, o foco no seu bem-estar mental pode ajudar a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e familiar, melhorar o sono e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.  Não sabe por onde começar?  Tente alguns exercícios respiratórios simples ou ouça sua banda favorita para ajudá-lo a relaxar.
 
9. Tomar suplementos diários
 
Embora uma dieta balanceada seja essencial para a ingestão de vitaminas e minerais, nossos horários ocupados às vezes dificultam a obtenção de todos os nutrientes que precisamos em nossas refeições diárias. É por isso que adicionar suplementos diários importantes à sua rotina de cuidados com a saúde após o Ano Novo é especialmente importante. Avaliação dos níveis de vitamina D é vital, por isso é importante testar seus níveis e considerar iniciar um regime vitamínico à medida que avançamos em 2020. Os homens também precisam de nutrientes diferentes das mulheres.Tomar um multivitamínico pode ajudar a evitar doenças crônicas e mantê-lo saudável.
 
10. Encontre um médico de atenção primária
 
Estudos recentes mostraram que 40% dos homens só visitam o médico quando suspeitam de uma condição médica séria.  Embora seja importante abordar qualquer grande problema de saúde assim que surgir, os cuidados preventivos podem ajudar a identificar possíveis problemas antes que eles se tornem incontroláveis.  Para manter sua saúde e bem-estar é importante que você encontre um médico de cuidados primários em que possa confiar e agendar exames de rotina para ajudá-lo a gerenciar seu plano de bem-estar.
 
Amigos do coração:

 
Amigos e esportes
É importante dedicar-se à prática de exercício físico regular e adaptado aos problemas. Deste modo, o corpo saudável terá forças para combater os respetivos problemas.
 
Rir
Nem todo mundo sabe, mas sorrir fortalece o sistema imunológico. Pesquisas comprovam que levar uma vida pró ativa e feliz melhora a saúde como um todo.
 
Boa alimentação

A alimentação desempenha também um papel importante no tratamento de uma condição ligada ao coração. É importante que, a partir do momento em que se debate um problema ligado ao coração, a pessoa largue hábitos alimentares prejudiciais, adotando uma alimentação saudável e regrada.
 
Inimigos do coração:
 

Tabagismo
O fumar apresenta um risco maior perante as doenças relacionadas com o coração. Nesse sentido, é importante que o cuidador apoie o paciente no abandono deste vício prejudicial. O doente deverá então realizar tratamentos específicos para deixar de fumar e, assim, tornar-se mais saudável.
 
Stress
Stress, ansiedade e até depressão são fatores emocionais, mas que prejudicam diretamente a saúde do coração.  Quem sofre com esses problemas deve ter uma atenção redobrada a saúde do coração.
 
Sedentarismo
O sedentarismo leva a problemas graves como aumento de colesterol e diabetes, esses fatores prejudicam ainda mais a saúde do coração.
 
Por isso, em 2020, faça promessas e ajude a mudar a saúde do seu coração: procure um cardiologista!

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • celio ferrerira macedo
    09 Jan 2020 às 14:11

    fazer sexo,de manha ou de tarde ou a noite,é bão de mais

  • João Francisco Ferreira reis
    27 Dez 2019 às 20:22

    Quero receber notícias de uma vida saudável

Redes Sociais

Sitevip Internet