Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Literatura

LITERATURA

Cavernas recebe "malditos e marginais” nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Recorte da capa de

Recorte da capa de

Há uma revolução cultural e literária acontecendo em Cuiabá – que até então silenciosa – vai eclodir nesta noite de sexta-feira, no famigerado Cavernas Bar com o lançamento da coletânea Beatniks, Malditos e Marginais em Cuiabá, a partir das 22 horas.

Sem esperar pela “caridade” de editais do Governo ou da iniciativa privada - quiçá de todo esquema da indústria cultural - 23 pessoas assinam uma revolução para transformar suas letras em voz. Ao todo 22 textos - 13 contos e nove poemas - fazem parte do livro, que é também uma homenagem a Antônio Sodré, El Poeta de la Transmutación, falecido há dois anos, com fragmentos de algumas de suas poesias. Além é claro de conter uma homenagem a ele, escrita pela jornalista que vos escreve a convite dos idealizadores.

Num ambiente literário marcado por uma intensidade que não fica apenas no campo do estilo narrativo, como também alcança temas e personagens com um fluxo de pensamento caótico e uma linguagem, informal que por vezes beira a marginalidade, cabe o rock´n roll. É por isso que durante o lançamento, sobem ao palco do Cavernas bandas conhecidas de um “cenário musical marginal”, como a bandas Zagaia, uma das mais conhecidas e antigas no cenário alternativo cuiabano, Caio Mattoso e Banda, Esmalthes, Monocromatas e Osviralata, que produz poesia musicada com rock e viola. Haverá ainda intervenções poéticas, com Ana Marimon e Antônio Marcel, e uma feira de livros. “Beatniks, malditos e marginais em Cuiabá” é organizada por Cinthia Andressa de Lima, Jana Lauxen e Wuldson Marcelo e publicada pela Editora Multifoco (RJ).


Wuldson Marcelo, um dos organizadores do projeto

Ao avaliar a importância desta empreitada literária, o organizador, Wuldson Marcelo, acredita em um novo tempo. “Creio que para a literatura regional represente a abertura de um espaço de criatividade, liberdade e possibilidades. Uma literatura alternativa que se apresenta de forma coletiva, intensa, sendo regional e olhando para o mundo ao mesmo tempo. A ideia central é dar destaque a quem não encontrou formas de mostrar seu trabalho anteriormente ou não sabia como fazê-lo”. 

É uma rede leitores-escritores que precisam se conhecer também. “Para mim como organizador a coletânea significa que, primeiro, há escritores com o qual sua literatura dialoga. Segundo, perceber que há uma produção tão rica na cidade e fora dela, pois temos escritores que residem fora de Cuiabá”. Segundo ele, o custo de produção foi zero. “Não gastamos com impressão, nem pagando profissionais para fazer a arte, nem para revisar e etc. O nosso gasto foi apenas com a compra do livro, mas com descontos, e com o lançamento. A Multifoco é uma editora do Rio de Janeiro, que está de olho no Brasil inteiro, e ela abraçou o projeto e nos deu liberdade de concebê-lo e realizá-lo como achássemos melhor”.

Uma das que resolveram apostar na ideia, já tem até o estopim para um livro, caso da escritora Elieth Borges Lopes, autora de Scarlet e o Branco. “Quando o Wuldson me falou da coletânea, de imediato gostei da ideia, tinha acabado de ler um livro, até ainda não traduzido, e este livro, de ninguém menos que Bukowski... mergulhava novamente na literatura marginal, com seu célebre representante, o amigo Buk. Ao saber da proposta, caí de cabeça, pois já havia escrito “Dormirei”, o conto contemplado para a coletânea, daí voltei a ele afoita. O Dormirei é parte do meu segundo livro, que se chamará talvez: Nem pés e mil cabeças”. Viu só? Que venham mais iniciativas marginais! A literatura mato-grossense agradece.


Contos 45 Graus em Cuiabá - Jana Lauxen
À Margem - Caio Mattoso e Julianne Moura
Alpargata - Rafaella Elika Borges
Boleros - Juliana Curvo
Clara - Ana Paula Sant'Ana
Conto Marginal - Eduardo Ferreira
Dormirei - Eliete Borges Lopes
Eu Também Te Amo - Afobório
O Mendigo e o Amarelo - Pauline de Arruda Rodrigues
Qualquer - Wuldson Marcelo
Um Cachê Muito Alto - Odair de Moraes
Uma Noite, Uma Ideia, Muitos Trabalhos Atrasados - Jefferson Rodrigues da Silva
Vermelho Sobre Vermelho - Thiago Costa
Poemas A Perda - Ângela Mastella Coradini
Amor e Outras Coisas Nº 3 - Renan Rosenstock
Autoironia - Lorenzo Falcão
Cidade-enigma - Luana Costa
Dia de Pagamento - Felipe T.S
Fiz amor com Bukowski – Cinthia Andressa de Lima
O Calor Ardente Desta Noite de Olhos Frios - Juliene Leite Souza
Perto de Mim - Jone Castilho Underground Down - João Pede Feijão
Poeta Homenageado Antônio Sodré


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet