Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Literatura

SEM BRAVO!

Grupo Abril anuncia fim da mais importante revista de cultura do Brasil e editor desabafa

Foto: Divulgação

Grupo Abril anuncia fim da mais importante revista de cultura do Brasil e editor desabafa
A editora Abril anunciou oficialmente nesta quinta-feira o fim das revistas Alfa, Bravo!, Gloss e Lola em todas as suas plataformas, assim como o portal Club Alfa. O Grupo que já vinha fazendo algumas “reformulações” no seu quadro demitiu nesta leva, 150 funcionários e os editores dos títulos extintos foram remanejados para outras publicações.

Depois do anúncio oficial, o redator chefe da Bravo! - revista dedicada à cultura brasileira e internacional - fez um desabafo pelo facebook pontuando o pouco interesse de anunciantes e consumidores quando o assunto é arte. “Tinha poucos anúncios? Sim. Raramente, a publicação cumpria as metas da Abril nesse quesito. O motivo? Falhas internas à parte, os grandes anunciantes costumam demonstrar pouco interesse por títulos dedicados à “alta cultura”. “O leitor de revistas do gênero, sendo mais crítico, tende a frear os impulsos consumistas”, explicam os publicitários, nem sempre com essas palavras. Pela mesma razão, tantos cantores, artistas visuais, produtores de teatro e bailarinos encontram sérias dificuldades para captar patrocínio”. Além disso os custos de impressão eram elevados.

“Em termos comerciais, BRAVO! nunca gerou lucro – pelo menos, não na Abril. Embora contasse com o apoio da Lei Rouanet, operava no vermelho. Em bom português, dava prejuízo – ora de milhões, ora de milhares de reais”, disse ele. A última Bravo chega às bancas na próxima segunda-feira (8).

Foi justamente essa a justificativa do Grupo no anúncio oficial: “As quatro publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da Abril. A edição de agosto, que circula em todo o país a partir da próxima semana, é a última de cada título. Em função da reestruturação, cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas deixam a empresa. Essa revisão possibilita uma reorganização das áreas editorial e comercial da UN, compreendendo o reagrupamento de títulos e a movimentação de pessoas”.

Leitora assídua da Bravo!, a jornalista Josana Salles avalia que esse é sintoma de uma crise no universo da comunicação. “Sempre foi uma das minhas leituras prediletas e sempre com muitas notícias interessantes sobre a arte brasileira. Mas o seu fim era de se espeprar já que o universo dos impressos está literalmente em crise", diz.

"Além disso, os que têm o prazer de pegar uma revista, jornal ou livro na mão e apreciá-los confortavelmente são um grupo cada vez menor. E ainda com os preços das gráficas, fica difícil manter qualquer publicação. Uma pena, que prefiro gastar mais e comprar um impresso do que ficar com a coluna contraída sentada num PC o dia todo", desabafa. 

A partir de agora, Sérgio Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a Direção de Redação de Quatro Rodas. Viagem &Turismo terá como diretora de Redação Angélica Santa Cruz, que respondia pelo comando de Lola.

Armando Antenore, redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da UN Abril Segmentadas. Tatiana Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a Direção de Redação de Capricho. Giuliana Tatini, até então diretora de Redação de Capricho, passa a comandar o portal MdeMulher. Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem como toda a estrutura do Planeta Sustentável, passam a reportar-se diretamente à presidência da Abril S.A. A revista National Geographic permanece na UN Abril Segmentadas.

Leia na íntegra a declaração do redator chefe da Bravo!

Leia o anúncio oficial da Abril
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet