Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Livros de colorir: entenda fenômeno em 10 cifras impressionantes

Foto: (Foto: Divulgação)

Os seis lviros para colorir mais vendidos de 2015 até aqui

Os seis lviros para colorir mais vendidos de 2015 até aqui

Chamam-se "jardineiros" os salvadores do mercado editorial brasileiro em 2015. Não precisam ler uma linha sequer: as ferramentas são estojos de lápis de cor. O apelido é referência ao grande best-seller do ano no país: "Jardim secreto", da escocesa Johanna Basford. A obra encabeça o atual acontecimento literário do país – livros de colorir para adultos. O G1 consultou editoras e analistas de mercado e separou dez cifras impressionantes que explicam o boom.

Eles são antiestresse, interativos, sintoma da infantilização do mundo atual – as opiniões a respeito dos títulos para colorir variam.

"Eles estão movimentando gráficas, editores, ilustradores. Mas, óbvio, é um fenômeno que vai acabar. Todo ano tem algo assim", afirma ao G1 Cassia Carrenho, gerente-geral do PublishNews, portal que analisa o mercado. Dois exemplos de ondas anteriores: livros eróticos, como "Cinquenta tons de cinza", e os religiosos. "O mercado editorial não lança moda, ele só segue a moda. Uma tendência em todas as áreas, não é só no editorial, de voltar um pouco às raízes, o 'handmade'", continua Cassia.

Outra facilidade óbvia para trazer sucessos internacionais de colorir ao Brasil: eles não precisam ser traduzidos. Além disso, é comum que o "leitor", depois de concluir a pintura, compre uma segunda obra. E eventualmente uma terceira, uma quarta... As próximas tendências do setor devem ser livros para colorir de nicho, temáticos. A nova leva terá títulos sobre gatos e bichos em geral, além de clássicos para colorir (tipo "O pequeno príncipe") e uma série sobre "cidades do mundo'. O êxodo rural dos jardineiros era mesmo questão de tempo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet