Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

publicidade infantil

Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de MT critica tema da redação do ENEM

Foto: Reprodução/ Ilustração

Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de MT critica tema da redação do ENEM
Um dia depois de finalizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a questão mais comentada foi o tema da redação, realizada neste domingo (09). Neste ano, os candidatos tiveram que dissertar sobre a "publicidade infantil em questão no Brasil". Para o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso (Sinapro), Cláudio Cordeiro, o tema “foi infeliz”.

Leia mais: Tião Santos, catador do "Lixo Estraordinário" dá palestra sobre sustentabilidade em Fórum

De acordo com ele, a publicidade infantil no Brasil exibe diversas nuanças e tem uma profundidade que na maior parte das vezes passa despercebida pelos jovens. “A complexidade do tema vai além das propagandas que vemos na televisão. Os jovens às vezes não percebem a censura que existe no ramo e como isto reflete-se em outras áreas”, explicou Cordeiro.

Grande parte do público que faz o ENEM são jovens formando-se no ensino médio que buscam uma vaga nas universidades brasileiras. De acordo com dados do Ministério da Educação, na prova de 2013 54,8% dos candidatos tinham até 20 anos. Já 30,4% são de pessoas estavam entre 21 e 30 anos e 14,7% tinha idade acima de 31.

“A prova é feita majoritariamente para jovens. Como podemos esperar que eles dissertem sobre um tema complexo que não faz parte da grade curricular? Da minha experiência como publicitário e do meu trabalho no dia a dia, não vejo isto acontecer”, disse Cláudio.

Cláudio explicou que as propagandas e anúncios são reguladas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Em uma das resoluções, lê-se que não é permitido “empregar crianças e adolescentes como modelos para vocalizar apelo direto, recomendação ou sugestão de uso ou consumo, admitida, entretanto, a participação deles nas demonstrações pertinentes de serviço ou produto”.

Para Cláudio, esta é uma forma de censura à criatividade publicitária. “Uma das ferramentas que multinacionais usam neste caso é fazer animações, desenhos e coisas do gênero e depois lançar produtos relacionados”, explicou o presidente da Sinapro. “Ou seja, a publicidade infantil apresenta-se de várias formas e passa atualmente por um processo de amadurecimento. No Brasil, tem-se uma preocupação muito forte com isto, mas é preciso ter em mente que não podemos abrir as portas para a censura”, disse Cláudio.

O presidente do Sinapro afirmou ainda que espera que o tema entre em discussão na principal faixa etária dos candidatos do ENEM. “O ENEM tem uma representatividade grande na vida destes jovens. Já que este foi o tema deste ano, podemos esperar tirar o melhor proveito desta ação, que é refletir e discutir o assunto”, finalizou.

Tema do ENEM 2014


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o tema da prova do ENEM de domingo (09) foi "publicidade infantil em questão no Brasil". O MEC também informou que para ajudar a produção dos textos, a proposta de redação traz um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo e um texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

Clique AQUI para conferir o gabarito oficial do ENEM.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet