Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

nova acrópole

Palestra da Nova Acrópole Cuiabá fala das necessidades humanas e do caminho para ser feliz

Foto: Reprodução

Palestra da Nova Acrópole Cuiabá fala das necessidades humanas e do caminho para ser feliz
‘A aventura de conhecer a si mesmo’ é tema da palestra da Nova Acrópole na noite desta quinta-feira (02), em Cuiabá. A palestra é para quem está em busca de respostas como onde encontrar o sentido da vida.
Segundo o professor de filosofia Roni Cezar Almeida, “O homem não veio ao mundo para fazer coisas, e sim, para construir a si mesmo”. Ele afirma que as pessoas estão cada vez mais ansiosas, deprimidas ou aceleradas e buscando algo que as faça mais felizes.

Leia mais: Neste dia do idoso, conheça a Fundação que acolhe aqueles que precisam: Abrigo Bom Jesus

O primeiro impulso do ser humano é buscar as respostas fora de si, afirma Almeida. As pessoas ficam insatisfeitas com aquilo que ainda não compreendem, e em busca de um sentido mais profundo de vida, lançam-se a uma busca que pode terminar em uma viagem, em uma mudança, na compra de bens materiais ou em relacionamentos que, muitas vezes, têm mais a função de preencher carência do que propriamente acrescentar vida e felicidade.

Para mudar a própria postura e a forma de pensar, deve-se ter coragem e vontade. As verdadeiras transformações dependem de atitudes mais ativas perante a vida e as circunstâncias, necessitam de mais domínio sobre os instintos e desejos, e de maior consciência sobre as causas de tudo o que acontece.



Além disso, a filosofia e a tradição nos ensinam que há coisas que dependem de nós e outras que não dependem. É saudável entender que a felicidade consiste em controlar somente aquilo que depende de nós. “A dor está nas expectativas que temos perante aos outros e aos acontecimentos que não podemos controlar”.

A filosofia se baseia no conhecimento de homens que buscaram e encontraram tais respostas para vida e deixaram o caminho livre para outros trilharem. “Ao estudá-los vamos encontrando as respostas que a nossa alma clama e, ao viver as ideias, podemos transformar a nossa própria história. Enquanto continuarmos agindo de forma mecânica, apenas cumprindo tarefas e acumulando coisas, esse vazio interior não cessará. Ao nos colocarmos como protagonistas de nossa vida seremos mais capazes de modificar aquilo que precisamos para encontrar a verdadeira felicidade”, explica o professor.

Serviço

‘A aventura de conhecer a si mesmo’ – Palestra
Local: Nova Acrópole Cuiabá - Rua Mané Garrincha, no 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller)
Horário: 19h30
Telefone: (65) 2129-9002 /9919-1700
Facebook: AQUI 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet