Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

lembranças

Ele implantou um chip no peito para poder guardar as boas memórias de sua vida

Foto: Reprodução

Ele implantou um chip no peito para poder guardar as boas memórias de sua vida
Quando o publicitário português Tiago Mesquita gosta de alguém, ou de algum filme, música ou até um momento, ele o guarda no coração, mas de forma muito peculiar e inovadora.

Em maio deste ano, Tiago implantou um chip no peito, na mesma direção do coração, e criou um site, que pode ser alimentado por imagens, vídeos, músicas e textos a qualquer momento, por meio da interação com um celular, assim guardando as boas memórias que vai recolhendo ao longo da vida.

A ideia de ter um chip subcutâneo surgiu há mais de dois anos, quando Tiago, aos 28, foi operado de urgência no coração por duas vezes. Segundo ele, a maneira de ver as coisas e interagir com o mundo mudou depois da experiência. “Aquilo que nós sentimos, as emoções, o amor, são questões que se processam no nosso cérebro e não propriamente no coração. Eu sempre tentei arranjar forma de tornar isso [emoções no coração] possível”.

O chip implantado possui a tecnologia NFC (Near Field Communication), bastando apenas encostar um smartphone (compatível com a tecnologia) ao peito para acessar diretamente ao site com as informações no chip. Apenas Tiago pode eliminar ou introduzir novos conteúdos e novas memórias. É uma solução discreta, com uma dimensão semelhante à de uma moeda de 5 centímetros e com a espessura de um papel, não corrosível. O chip, que não emite qualquer tipo de ondas, foi revestido por silicone esterilizado e aprovado por médicos que Tiago consultou para garantir que não teria problemas de rejeição ou infecções.

“O meu dia-a-dia é resolver ‘briefings’ e acho que não existe maior ‘briefing’ do que aquele que temos na nossa vida”, diz Tiago, que garante que não quer “ganhar nada com isto”.

“No final da minha vida, quando tiver os meus filhos e a minha vida toda montada, as pessoas vão poder guardar a minha memória, tal como se fosse um álbum de fotografias, mas com a vantagem de incluir também filmes, momentos, tudo o que eu quiser”.

Tiago gravou um vídeo mostrando a implantação, em um estúdio de tatuagens e modificações corporais, em Lisboa, e nomeou o seu projeto de ”Heart – The Art of Living” (em tradução livre, “Coração – A Arte de Viver”). Dá uma olhada:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet