Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

Economia Criativa

Vila Maria: mais um espaço inovador e charmoso na rua 24 de outubro

Foto: Danilo Bezerra / Olhar Direto

Vila Maria: mais um espaço inovador e charmoso na rua 24 de outubro
Maria Teresa Aguiar sempre gostou de artesanato. Trabalhou por sete anos em uma loja onde vendia roupas, bijouterias, sapatos e peças artesanais em geral. A loja ficava na Rua 24 de Outubro, “Mas a rua ainda não era tudo que é hoje. Na época tinha apenas a Casa das Molduras, a Caminho da Roça e eu”, afirma.

Leia mais: Espaço Gourmet Nova Mesa completa um ano com movimento dez vezes maior

Como a empresária é também engenheira de produção, sentia falta de trabalhar com construção e decidiu transformar seu espaço no que é hoje a Vila Maria. “Eu queria um lugar onde as pessoas se olhassem nos olhos”, conta Teresa. Por essa razão, sempre tratou dos assuntos da Vila pessoalmente, sem a participação de imobiliária.



A decoração também foi feita por ela. Estilo rústico, madeira de demolição e muito verde – especialmente a planta primavera, tudo de acordo com o que Teresa gosta. Depois de pronta, a Vila Maria começou a abrigar diversos espaços culturais. Por ali já passaram muitas lojas e restaurantes, mas sempre com a mesma proposta de inovar e fazer com que as pessoas “olhem e gostem do que vêem”.

Atualmente, habitam a Vila Maria o Estúdio fotográfico Ponce Fotografia, o Espaço Gourmet Nova Mesa, a loja de artesanatos Mãe Arteira e uma loja de produtos naturais, que vai se mudar dali na semana que vem.

Mãe Arteira

A dona da loja Mãe Arteira é Áurea Dalcol. O nome de seu estabelecimento não é em vão, mas sim homenagem a sua “artista-mor”, Sebastiana Souza, sua mãe.

Áurea nasceu no Paraná, mas veio para Cuiabá ainda criança. Cresceu e aprendeu com Sebastiana a técnica de “Assemblagem”. Este método artesanal pode ser utilizado na decoração de vários objetos, e é o carro chefe da loja de Áurea hoje em dia.



Ela explica que escolheu a Vila Maria como localização há dois anos, depois de ter ficado uma temporada vendendo no centro da cidade. “Escolhi aqui porque a Rua 24 de outubro concentra arte, artesanato, bistrôs, e todo um conceito que poderia ser melhor para mim, e foi”.

Hoje em dia Áurea comercializa produtos feitos por ela, por sua mãe e também por artesãos de diversos lugares de Mato Grosso e do Brasil. Ela também faz questão de frisar que tudo o que está dentro de sua loja é 100% artesanal.
O Mãe Arteira funciona de segunda a sexta das 09h às 18h, e aos sábados das 09h às 13h.

Ponce Fotografia

O estúdio fotográfico “Ponce Fotografia” também está há dois anos na Vila Maria. Segundo Nathália Ponce, fotógrafa, ela e seu marido mudaram para lá porque procuravam um lugar mais parecido com eles. Assim como Áurea, consideram a Rua 24 um pólo de arte, e a Vila Maria especificamente traz um conceito interessante.

Espaço Gourmet Nova Mesa


Além disso, o espaço Vila Maria também é alugado para eventos em que, esporadicamente, Felipe Ponce fotografa.
O terceiro elemento da Vila é o bistrô “Espaço Gourmet Nova Mesa”. Ele já está há um ano na Vila, e segundo a proprietária Luciana Leite, este não era seu espaço preferido para abrir o restaurante. “Meu marido trabalha com marketing, e achava difícil colocar o bistrô dentro da Vila e conseguir difundi-lo. Mas a Tereza [dona da Vila] gosta muito de mim, e insistiu”.



Luciana conta que se encantou com o lugar, mas tinha medo. Ela viajou para São Paulo e conheceu lugares com a mesma referência, se inspirou e criou seu bistrô. “A vila tem um charme, e eu queria isso para o meu restaurante”, conta.
O restaurante fica aberto de segunda a sexta, das 11h às 15h30 e oferece almoços de comida tipicamente brasileira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet