Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

nova acrópole

Palestra usa a história da expedição Transantártica para discutir adversidades

Foto: Reprodução

Palestra usa a história da expedição Transantártica para discutir adversidades
Com o tema “aprendendo com a adversidade”, a escola de filosofia Nova Acrópole oferece ao público cuiabano uma palestra nesta sexta-feira (07). O evento tem duração de três horas e será ministrado pela professora de filosofia Renata Peluso, de Brasília (DF). O ingresso custa R$15.

Leia maisPalesta de filosofia aborda o Mito de Ulisses e a conquista da alma humana

A palestra toma como base a história da expedição Transantártica Imperial, que tornou-se um grande exemplo de superação e realização. A história é a seguinte: No verão de 1914, o capitão Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. Sua expedição seria a última da chamada "Era heroica das expedições polares", mas, é claro, que ele não sabia disso naquele momento. O objetivo do expedicionário era cruzar o continente Antártico, passando pelo Polo Sul. No entanto, a glória esperada deu lugar a momentos de desespero e solidão em uma aventura que quase custou a vida de 27 homens.

Liderança, vontade, inteligência e muita coragem. Essas e muitas outras características fizeram de Sir Ernest Shackleton um exemplo para milhares de pessoas. De acordo com a professora, Renata Peluso, o personagem principal desta história era um idealista. “Uma pessoa com um sonho, que inspira todos aqueles que querem aprender como superar as dificuldades da vida. Ele é um bom exemplo da formação de caráter, tema abordado em vários momentos na corrente filosófica chamada Estoicismo, por exemplo”, explicou.



A professora visa usar a história de Shackleton para exemplificar aspectos práticos da filosofia. “Todos temos problemas e crises, eles ajudam a crescer e a amadurecer. Acredito que são reais, mas muitas vezes aumentamos e dramatizamos o assunto”. A história do expedicionário faz menção à forma com que as pessoas veem a vida e os problemas que surgem ao longo do caminho. “Afinal, por que, muitas vezes, ficamos presos a eles, mesmo quando a saída está logo à frente?”, questiona.

Renata explica que a origem da palavra ‘crise’ tem relação com mudança. Quando entendemos isso, conseguimos fazer das crises excelentes oportunidades. O segredo está na forma como cada um se prepara para a vida. “Se sabemos que haverá inverno então compramos roupas de frio”. Quando estamos atentos e preparados, as adversidades se tornam degraus para novas experiências e não um motivo para pararmos no meio do caminho. As ferramentas existem, mas precisamos saber usá-las. “Essa é a diferença entre aqueles que ficaram na história e aqueles que só passaram por ela”.

Serviço

Palestra “Aprendendo com a adversidade”
Data: sexta-feira (08)
Horário: 19h
Custo: R$ 15
Endereço: A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha, número 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações pelo fone: (65) 2129-9002 /9919-1700.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet