Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

não passará

Mulheres turcas respondem com fotos a comentário machista de ministro e fazem sucesso na web

Foto: Reprodução

Mulheres turcas respondem com fotos a comentário machista de ministro e fazem sucesso na web
Na última segunda-feira, 28 de julho, o vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, fez uma declaração infeliz às mulheres durante um discurso sobre o declínio moral na sociedade turca: “para proteger os valores morais, mulheres turcas não devem sorrir em público”.

Em um país onde a maioria da população é muçulmana, mas o Estado é laico, a afirmação de Bulent Arinc provocou polêmica e fez com que as mulheres se revoltassem com tanto machismo e reagissem de uma única forma: rindo, é claro. Arinc ainda havia afirmado: “uma mulher não deve rir de forma forte em público”. A frase provocou reações de indignação e fez com que as mulheres postassem suas fotos rindo, sorrindo e gargalhando nas redes sociais.

O movimento tomou uma proporção tão grande que acabou indo mais além: os internautas, junto com os sorrisos femininos, os internautas criaram forças para denunciar a intromissão, cada dia mais flagrante, do regime turco em âmbito privado. Parem de nos dar lições de moral! Em vez disso, prestem contas sobre o dinheiro que nos roubaram”, disse um usuário do Twitter referindo-se às suspeitas de corrupção contra o primeiro ministro Recep Tayyip Erdogan.

Veja algumas das fotos que tornaram a Timeline dos usuários mais justa e feliz!

No ano passado, Bulent Arinc já tinha dado “conselhos” de forma casta, como dita no Alcorão e, às vésperas das eleições presidenciais que acontecem entre 10 e 24 de agosto, o burburinho pode ter efeitos políticos. O candidato da oposição, Ekmeleddin Ihsangolu, principal rival de Erdogan para presidência, também reagiu e escreveu no Twitter: “Precisamos ouvir o riso alegre das mulheres”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet