Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

aniversário de 295

Eventos para todos os gostos reuniram grande público em bairros de Cuiabá

Foto: Tchélo Figueiredo/ Prefeitura de Cuiabá

Eventos para todos os gostos reuniram grande público em bairros de Cuiabá
Os 295 anos da capital mato-grossense foram marcados por eventos cheios de cultura, história e tradição. Parte organizado pela Prefeitura de Cuiabá e outra marcada por uma programação independente – Como a Feirinha da 24 e a Feirinha 359 – os quase 300 anos de Cuiabá não passaram em branco.

Leia mais: Banda Detonautas toca em festival de música em Chapada dos Guimarães; Confira

Dentre estes eventos culturais, está o lançamento do livro do o fotógrafo Rai Reis, “Cuiabá – Capital do Pantanal e do Agronegócio”, realizado neste dia 7 na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML). A publicação é da editora Carlini Caniato e contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Segundo o fotógrafo, o livro é composto por uma coletânea de imagens que retratam a Capital em todos seus aspectos, captadas ao longo do últimos cinco anos. “É um DNA’ da nossa Cuiabá, com suas tradições, religiosidade, gastronomia, danças, arquitetura e paisagens”, definiu.


(Acervo do fotógrafo Rai Reis em exposição na Casa Barão de Melgaço até o dia 21 de abril)

Para o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, Rai Reis é um grande artista que traduz sua paixão em belas imagens. “Ele tem uma enorme identificação com Cuiabá e utiliza seu talento para mostrar ao mundo as nossas belezas”, afirmou.

“A Academia quer ter suas portas abertas para todos, não podemos flertar somente com a erudição, se não a Casa é morta. O que revive a Academia são as pessoas e suas artes”, disse o presidente da AML, Eduardo Mahon. Outras fotografias que compõem o acervo do fotógrafo Rai Reis também estão em exposição na Casa Barão de Melgaço até o dia 21 de abril.

Festival de Lambadão no Pedra 90

Cerca de dois mil moradores do bairro Pedra 90 se reuniram na praça central do bairro Pedra 90 na noite de terça-feira (8) para aproveitar o Festival de Lambadão organizado pela Prefeitura de Cuiabá em comemoração aos 295 anos da capital.

A população pôde aproveitar, durante toda a noite, o som das bandas regionais Scort Som, Os Amigos, Os Ciganos, Embalo Sim, Banda Elos e Os Maninhos. A festa, iniciada às 21 horas, somente foi encerrada de madrugada.

O secretário explicou a opção da administração em diversificar os estilos na comemoração do aniversário de Cuiabá. “Tentamos montar um quadro que agradasse aos mais diferentes gostos musicais para que todos pudessem comemorar o aniversário da nossa capital. Nossa principal preocupação é fazer uma festa que atende a população”, ressaltou.

Sete bandas locais apresentaram-se no Cuiabá Rock


(Foto: Luiz Alves)


Para contemplar todos os estilos musicais, outro evento em homenagem ao aniversário da capital foi o Cuiabá Rock, evento que reuniu sete bandas do cenário do rock cuiabano. Aproximadamente mil pessoas participaram da festa que ocorreu na Praça Cultural do Parque Cuiabá.

As bandas Linhas de Montagem, Branco Ou Tinto, Fuzzy, Ponto Seis, Lord CrossRoad, Tocandira e Orpheus tocaram músicas covers e autorais das 17h até a meia-noite.

“Cuiabá precisava disso e o rock cuiabano precisava disso. Foi uma ótima oportunidade de projetar nosso trabalho e a repercussão foi tão boa que um produtor cultural pegou os nossos contatos para futuros eventos”, afirmou Márcio Camilo, vocalista da Banda Orpheus.

“De Rolê” leva esporte, música e arte de rua para o CPA I


(Foto: Tchélo Figueiredo)

Ainda na terça-feira (08), o Ginásio Verdinho, no CPA I, foi palco do movimento “De Rolê”, que reuniu shows musicais, exposição de fotografia, grafite, leilão e competições de skate. O evento integra a programação dos 295 anos de Cuiabá.

As atividades atendem a diversos públicos, que também puderam acompanhar de perto apresentações de grupos de rap e MCs, orquestra de Djs, batalha de B-Boys, banda Gabriela, Billy Brown e o incrível Magro de Bigodes, além de prática de Slackline (fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras).

O organizador do De Rolê, mais conhecido como “DJ Espinha”, afirma que esta atividade é uma maneira de a juventude mostrar suas habilidades. “A cultura urbana vem crescendo cada vez mais, as pessoas estão se envolvendo nos projetos da área e vejo isto como um presente muito bacana para cidade”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet