Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Literatura

literatura infanto-juvenil

Autores da literatura nacional são destaque no McLanche Feliz; Confira

Foto: Stéfanie Medeiros

Autores da literatura nacional são destaque no McLanche Feliz;  Confira
Muitas pessoas consideram a literatura infanto-juvenil uma das áreas mais férteis e importantes. É com ela que uma criança se alfabetiza e, se apresentada ao livro certo, apaixona-se pela leitura. Este é um hábito que, se desenvolvido desde cedo, será carregado para o resto da vida. E vários autores brasileiros, tendo isto em mente, contribuíram para que o acervo literário infantil fosse não apenas rico, mas abundante.


Leia mais: Sorteio de cestinha literária com os marginais da literatura de Mato Grosso será realizado na quarta-feira

Tendo em mente este público alvo, o McDonald’s lança o projeto “Contos e poemas do Brasil”. São ao todo seis livros infantis que será incluídos no pacote do Mc Lanche Feliz de todas as franquias, inclusive as de Cuiabá. As obras são histórias de autores brasileiros renomados, como Vinicius de Moraes e Ana Maria Machado. Além disto, incluem jogos interativos e outras atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento intelectual dos pequenos.

Os consumidores do Mc Lanche Feliz poderão escolher qual título desejam obter. A primeira parte deste projeto trouxe material de conteúdo informativo, abordando assuntos de Ciência e Física. Desta vez, a literatura nacional está em destaque.

Confira abaixo a lista de livros:



“Menino Qualquer”, de Caio Ritter

A história gira em torno dos sonhos. Um menino, protagonista da história, sonhava apenas o que os outros sonhavam para ele, até que um dia aprendeu a sonhar por si só.

Caio Riter nasceu em 24 de dezembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras - FAPA/RS; é Mestre e Doutor em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor de Língua Portuguesa e de Redação. Ministra oficinas literárias de narrativa e de Literatura Infantil.

”Você pergunta, a poesia responde”, de Lalau

Neste livro, a criança brinca com sons e fazem jogos de palavras, bem como decifram diversos enigmas sobre coisas do cotidiano, da natureza e animais.

Lalau nasceu em 7 de janeiro de 1954 na mesma cidade onde mora, São Paulo. Tem formação em Comunicação Social e, além de escritor, atua como publicitário. Seu primeiro livro foi Bem-te-vi e outras poesias, publicado em 1994, pela Companhia das Letrinhas.



“De noite no bosque”, de Ana Maria Machado

Todas as noites, antes de dormir, os pais de Lipe e Gabi lêem alguma história para eles. Os irmãos gostam de ficar ouvindo, queitinhos, imaginando a história até caírem no sono. Mas ontem foi diferente. Descubra como.

Na vida da escritora Ana Maria Machado, os números são sempre generosos. São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.

“A casa do Pato”, de Vinícius de Moraes

Livro contendo dois poemas musicalizados pelo próprio poeta. Clássicos da literatura infantil, esta obra foi feita não só para ler, mas também recitar e cantar.

Vinícius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha",5 que lhe teria atribuído Tom Jobim,6 notabilizou-se pelos seus sonetos.

“A voz da minha mãe”, de Márcio Vassallo

Na hora de dormir, o filho está sem sono. Sua mãe, então, canta uma música sobre um soldado e abre espaço para o pequeno fazer questionamentos que ele ainda não consegue entender.

Márcio Vassallo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de 1967. Jornalista e escritor, faz palestras e oficinas, há mais de dez anos, em todas as regiões do Brasil, convidado por empresas, universidades, associações, pelo Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional), ou por Secretarias de educação e de cultura, escolas, seminários de educação e feiras de livros.

“O farol e o vaga-lume”, de Leticia Weirzchowski e Marcelo Pires

Flash é um vaga-lume simpático e vagaroso que está refletindo sobre questões da vida. Quando ele se perde de seus amigos, encontra um farol, que se torna seu grande companheiro.

Letícia Wierzchowski é uma escritora brasileira, melhor conhecida como a autora de A Casa das Sete Mulheres. Já Marcelo Pires, nascido em Porto Alegre em 1962, é publicitário. Atualmente escreve para os jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Obras publicadas por outras editoras: - PS do PS do PS. Rio de Janeiro, Casa Amarela, 1996.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet