Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Música

projeto

Instituto Ciranda encerra Temporada 2013 com concerto em Nova Mutum

Foto: Divulgação

Instituto Ciranda encerra Temporada 2013 com concerto em Nova Mutum
Lá se vão quatro anos desde o primeiro contato do Instituto Ciranda com lideranças do setor e representantes da sociedade civil de Nova Mutum. Mas em pouco tempo – considerando o processo de aprendizado – muito foi conquistado. Os exemplos são expressivos e incluem uma escola que atende 330 alunos, uma sede própria e uma orquestra sinfônica jovem. No concerto de encerramento da Temporada 2013, que ocorre neste sábado (7) com entrada gratuita, às 19h30, no Pavilhão da Igreja Católica, o projeto vive um novo momento.

De acordo com o presidente do Instituto Ciranda, maestro Murilo Alves, os resultados vão muito além de satisfatórios. “Os professores do Instituto Ciranda de Cuiabá passaram quatro anos ensinando um grande grupo de alunos, destes, 12 jovens que hoje atuam na formação de novos alunos em Nova Mutum. Durante o ano de 2013, eles estiveram dia após dia, ministrando aulas na escola. Construíram juntos este concerto”, contou.

Segundo Murilo Alves, essa novidade consolida mais uma etapa. “É acima de tudo um projeto social e uma ação educacional e que também já está em andamento na cidade de Campo Verde, além de despertar o interesse para a atuação do Instituto Ciranda em cidades como Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Brasilândia'.

“A sensação é de mais uma fase cumprida, a formação musical e a criação de orquestras, estimulando a tradição dos instrumentos orquestrais em Mato Grosso. Além disso, o grupo de professores se multiplica”, destaca.

A coordenadora administrativa da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, Diovana da Rosa Azeredo, também comunga da mesma sensação: “muitos alunos não sabiam nem uma nota musical, hoje, muitos deles já chegaram à faculdade de Música, porque querem ser profissionais nesta área. Mudaram o rumo de suas vidas buscando este norte, pois a música tem um poder transformador”,diz.

Na apresentação deste sábado, mais de 120 alunos sobem ao palco para se apresentar, distribuídos como coral, orquestra sinfônica e uma classe de viola caipira. Serão conduzidos pelos maestros Edmar Nascimento, Eginaldo Almeida e Murilo Alves. Na escola os alunos ingressam a partir dos seis anos de idade, um bom sinal para o futuro da música orquestral em Mato Grosso!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet