Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

o universo de dentro da mala

Anthony Brito retorna à Cuiabá com show autoral nesta terça-feira no Choros e Serestas

Foto: Divulgação

Anthony Brito

Anthony Brito

O grupo Triêro de Cuiabá que se lançou na estrada em 2004, pode ter acabado, mas a parceria entre os músicos não. E a prova disto é o novo show que Anthony Brito apresenta nesta terça-feira (2) no Choros e Serestas às 21h. “O Universo de dentro da mala” traz novas composições e o repertório do antigo grupo. Uma performance autoral que marca o início da carreira solo do músico e contará com participação especial de Lorena Ly apresentando “O vento e a flor”.

Leia mais: Espetáculos e oficinas ocorrem durante a semana no 1º Encontro dos Artistas do Picadeiro em Cuiabá

Ao blog Tirannus Melancholicus, Anthony Brito contou um pouco do seu novo espetáculo. "Todo ser humano é um universo em si mesmo. O universo de dentro, é esse mar sem fim de afetos e movimentos íntimos que experimentamos diariamente. Juntei todas as canções que falam de amor, partidas, saudades, morte, dor, da existência... e coloquei na mala! Tô levando pra vocês!" disse o cantor, quando estava com a mala pronta pra viajar pra cá.

No histórico do grupo Triêro, Anthony Brito revela que a musicalidade vem do sangue materno, com parentes músicos e um avô que fazia parte uma dupla caipira. Desde os 13 anos, Brito trabalha o lado musical e artístico e possui forte influência da música popular, como Pixinguinha, Noel Rosa, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, a literatura de cordel complementa a música.

Já a banda que vai acompanhar o músico é formada por dois percussionistas: Cesinha (também ex-integrante do Triêro), conhecido pelo seu set inusitado: a "percuteria" - que inclui três alfaias, caixa, pratos e chimbau; e Victor Morete, da Nova Aurora, banda sinfônica da cidade de Macaé/RJ.

A Casa de samba desde o início deste ano, voltou a realizar eventos com música autoral às terças-feiras. E Anthony, durante a sua permanência em Cuiabá, se apresentou no local ao longo de cinco anos.

O artista


Anthony Brito é compositor, cantor e instrumentista. Em sua carreira tem quatro cd's gravados. Em 2001 estreou com a cantora Lara César e, juntos, participaram de diversos festivais em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo conquistado mais de uma dezena de premiações. A dupla gravou o CD Cordão dos Dias.

A partir de 2006, Brito forma o grupo Triêro, que gravou três Cd's: Voz de todas as línguas (2006), Ópera de uma vida seca (2008) e Trem que cansa é andar na linha (2009);sendo que este último premiado com o Prêmio Pixinguinha de Produção Funarte/Minc em 2009.

Anthony Brito foi responsável pelos arranjos e produção musical dos Cd's Aldeia, de Benone Jardim (2006); e Cantoriá, do grupo Aldeia (2007). Participou de vários festivais pelo Brasil, com premiações em vários, e está em coletâneas e DVD's desses festivais, a exemplo do FEMUCIC/PR.

Em 2011, organizou com o Triêro o último cd da banda: De rio a mar, mas o trabalho ficou sem gravação oficial. Como artista solo, participa do Canto de Ouro - festival de compositores, promovido pela Cine Teatro Goiânia Ouro, e foi vencedor do Festival Nova Musica Brasileira, no Rio de Janeiro, 2013.

Suas composições já renderam várias parcerias, entre elas, com João Caetano (GO), Paulo Monarco (MT), Túlio Borges (DF), Kleuber Garcêz (GO). Algumas dessas canções foram gravadas por intérpretes goianienses como Claúdia Vieira, Larissa Moura e Sabah Moraes. Além de músico trabalha com a Cia. Volta Seca de Teatro e Circo, desenvolvendo roteiros, construindo bonecos, é um brincante.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet