Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

brasilidade

Dia Nacional do Samba remete aos primórdios do Brasil; o ritmo que revela as nuances do país

Foto: Internet

Dia Nacional do Samba remete aos primórdios do Brasil; o ritmo que revela as nuances do país
O samba é o ritmo mais brasileiro: músicas com as dores de amor, os problemas cotidianos, a marginalidade, a cultura. Devido a influência africana, nasceu na Bahia o samba brasileiro, e a primeira referência a este estilo musical data de 1838, tão antigo quanto as inúmeras transformações e modalidades que perpassaram até chegar a este dia, 2 de dezembro de 2013, em que se comemora o Dia Nacional do Samba.

Leia mais: Teatro de Rua marca última etapa do Cena Mato Grosso que encerra em Cuiabá nesta semana

Na Bahia, os negros começaram a desenvolver o estilo musical com influência da religião africana, derivado do nome angolano ‘semba’, um ritmo religioso. E então, no século 19, o samba começa a ganhar o Brasil ao adentrar os morros cariocas, e mexer com o cotidiano do Rio de Janeiro.

Em 1920, os amantes do samba eram condenados pelas preferências musicais, e aqueles que se arriscassem a fazer uma roda de samba, ou batucar um instrumento para trazer o ritmo aos corpos, poderia acabar na cadeia. Tudo isto, porque o samba é uma influência da cultura negra, e na época, não era bem visto pelas autoridades.

No início da década de 40, o samba foi tendo maior aceitação no país, e os ritmos foram se consolidando como símbolo nacional da cultura brasileira. Com instrumentos de corda como cavaco e o violão, com o ritmo do surdo e do pandeiro, e a incorporação de outros instrumentos como saxofone e piano, no decorrer das décadas, o samba foi ganhando novos adeptos e inúmeras roupagens.

Estamos em 2013, e agora o Brasil é conhecido como o país do samba. O carnaval carioca é um dos maiores eventos do mundo, e reúne estrangeiros, brasileiros, e todas as pessoas que apreciam esta mistura de ritos e ritmos, em uma miscelânea de cores, tons e sabores, típicos do país, que é uma colcha de retalhos devido a diversidade cultural.

Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, Ari Barroso, Cartola, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Pixinguinha, Martinho da Vila, Bezerra da Silva, são um dos nomes que figuram eternos na memória dos apaixonados pelo estilo musical. E o motivo de comemorar no dia 2 de dezembro é porque esta é a data em que Ari Barroso pisou na Bahia pela primeira vez, mesmo já tendo composto músicas em samba.

O samba influenciou outros estilos musicais próprios do Brasil, como a Bossa Nova, em que Tom Jobim e João Gilberto incorporaram o jazz para dar uma nova cara ao clássico com diferentes composições.

Samba de roda, samba de breque, samba-enredo, pagode, entre outras modalidades revelam toda a diversidade contida em um gênero musical que revela as nuances de um Brasil heterogêneo. E como cantou Dorival Caymmi: “Quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é ruim da cabeça/ ou doente do pé”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet