Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

turnê

Orquestra de Mato Grosso percorre três mil quilômetros para encantar interior com 'Cantos do Brasil'

Foto: Protásio de Morais

Orquestra do Estado de Mato Grosso

Orquestra do Estado de Mato Grosso

Encantar o Mato Grosso com a turnê “Cantos do Brasil” é o propósito da Orquestra do Estado de Mato Grosso (Oemt) que percorre quase três mil quilômetros durante esta semana para aportar música erudita com mescla regional em Alta Floresta (26), Juara (28), Juína (29), Tangará da Serra (30), Várzea Grande (1º) e Cáceres (2). Os espetáculos são abertos ao público em geral e gratuitos em uma parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (SEC). Neste ano, a Orquestra figurou entre as melhores do país, tendo destaque principalmente por incorporar instrumentos regionais à música erudita, como a viola de cocho. 

Leia maisAdvogado e empresário lançam sete livros e promovem noite de autógrafos nesta terça-feira

“Estes municípios serão contemplados com um espetáculo que rompe as fronteiras entre a música popular e erudita, e valoriza as matizes formadoras da cultura do Brasil Central”, diz trecho da divulgação.

A Orquestra segue uma linha de aproximação do público ao deixar o teatro e migrar para locais comuns do cotidiano, principalmente de municípios do interior do Estado, como praças públicas. Para a secretária de Cultura, Janete Riva, esta é uma das melhores formas de promover a circulação da cultura pelo interior do Estado.

“Temos uma agenda cheia nesta semana com as apresentações da Orquestra nos municípios do interior, e eu acredito que é uma forma bem sucedida de promover a circulação da cultura que é justamente, o objetivo maior desta pasta, que é cada vez mais, facilitar o acesso da população aos nossos equipamentos culturais”, disse.

O repertório foi escolhido pelo diretor artístico da Oemt, maestro Leandro Carvalho, e figuram clássicos da música de fronteira como Mi Oración Azul e Meu Primeiro Amor, de Hermínio Gimenez, Índia e Choli, de Jose Asunción Flores,Saudade, de Mário Palmério e Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto, combinam-se com conhecidos temas mato-grossenses de autoria de Pescuma com diversos parceiros: É bem Mato Grosso, em parceria com Ulisses Serotini, Sinhá Rita, em parceria com Marques Caraí, e Tá Faltando Alguém Aqui, em parceria com Henrique e Zezé Di Camargo.

“Temos ainda clássicos da música do interior do Brasil que transbordam fronteiras geográficas! Pessoas de diferentes origens e nacionalidades podem se emocionar com a mesma canção, revelando uma imensa unidade cultural sul-americana. Quando o repertório toca o coração das pessoas, a conexão é imediata”, sintetiza o maestro.
Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho, já realizou concertos abertos e gratuitos em mais de 150 cidades de 23 Estados brasileiros, o que rendeu a OEMT (em 2009) uma indicação ao cobiçado Prêmio Carlos Gomes.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Suas três principais séries de concertos – Oficiais, Didáticos e Populares - são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm o patrocínio do Grupo André Maggi, do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos. Para a realização da Temporada 2013 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda. A turnê Cantos do Brasil conta com o apoio das prefeituras de Alta Floresta, Juara, Juína, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cáceres.

Confira programação completa:

Alta Floresta (26/11) – No Centro de Tradições Gaúchas

Juara (28/11) – Centro de Eventos João Paulo II

Juína (29/11) – Ginásio Municipal Egnaldo Mendonça - Centro

Tangará da Serra (30/11) – Escola Estadual 29 de Novembro - Rua José de Mesquita Melhorança

Várzea Grande (01/12) – Salão Paroquial da Igreja Matriz, no centro

Cáceres (02/12) – Iate Clube


Serviço

O quê: Turnê Cantos do Brasil – Orquestra do Estado de Mato Grosso & Pescuma, Henrique e Claudinho
Onde: Alta Floresta, Juara, Juína, Tangará, Várzea Grande e Cáceres
Quando: de 26 de novembro a 02 de dezembro, sempre às 20h
Informações: www.orquestra.mt.gov.br / (65) 3027-1824/ 8425-1443
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet