Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

Espetáculo musical

Orquestra do Estado finaliza temporada com homenagem a grandes compositores

Foto: Reprodução

Orquestra do Estado finaliza temporada com homenagem a grandes compositores
Uma temporada marcada por homenagens a grandes compositores, convidados especiais e turnês. Assim está sendo a Temporada 2013 da Orquestra do Estado de Mato Grosso, que este fim de semana realiza as últimas apresentações da série de Concertos Oficiais no palco do Cine Teatro Cuiabá este ano, sábado (23), às 20h e no domingo (24), às 19h.

Sob a regência do maestro Leandro Carvalho, os últimos Concertos Oficias do ano apresentam um repertório especialmente criado para a OEMT e nunca antes executado. Como uma constante, o diretor artístico e maestro Leandro Carvalho, promove a projeção de compositores da atualidade por estas paragens ao encomendar obras exclusivas para a OEMT.

Orquestra da UFMT mistura identidade musical brasileira com clássicos europeus
Orquestra do Estado de Mato Grosso está entre as 12 melhores do país

Com intensa produção artística no campo da música popular, os compositores André-Mehmari, Edmundo Villani-Cortês e até Beethoven - num trocadilho com o nome de uma máxima expressão da música de orquestra – são grandes nomes do concerto. Beethoven Cunha idealizou para a Orquestra do Estado de Mato Grosso, a peça Três Paisagens Brasileiras n.2 . Já Edmundo, dedicou o Ponteio do Agreste, enquanto André Mehmari, apontado como expoente da música clássica brasileira hoje, apresenta o Baião de Concerto.

Para integrar as obras à destreza e feeling musical da Orquestra do Estado de Mato Grosso, o violoncelista Raïff Dantas, é o solista convidado para executar as três estreias dos Concertos Oficiais de novembro.

O maestro Leandro Carvalho ressalta que essas novas criações contribuem para a produção musical, ultrapassando fronteiras. “São peças de primeira grandeza interpretadas por aquele que é hoje um dos grandes violoncelistas no mundo. Certamente, essas três peças vão entrar para o repertório dos violoncelistas no Brasil e exterior, com um valor que ultrapassa a barreira do tempo”.

O maestro aposta também na garantia de novos projetos. “Beethoven e Vilani-Cortês são compositores que já trabalham com Raïff há algum tempo. Queremos construir um repertório juntos, que possa ser gravado no futuro e aí, essa parceria será eternizadas”.

Por fim, a Orquestra do Estado de Mato Grosso faz uma homenagem ao centenário do compositor inglês, Benjamin Britten, ao executarSimple Symphony Op. 4, certamente, um dos compositores britânicos mais conhecidos do século 20.
O concerto do final de semana antecede a turnê Cantos do Brasil que chega a seis municípios mato-grossenses entre os dias 25 de novembro e 02 de dezembro. Os municípios de Alta Floresta,Tangará da Serra, Juína, Juara, Várzea Grande e Cáceres receberão a OEMT e o Trio Pescuma, Henrique & Claudinho.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Suas três principais séries de concertos – Oficiais, Didáticos e Populares - são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm o patrocínio do Grupo André Maggi, do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos. Para a realização da Temporada 2013 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.

Serviço:


Encerramento Concertos Oficiais
Cine Teatro Cuiabá
Ingressos: R$10 e R$5
Sexta-feira e sábado (23 e 24), às 20h e 19h, respectivamente
Mais informações: (65) 3027-1824/ 8425-1442
www.orquestra.mt.gov.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet