Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Liteteratura

De mendigo a designer das estrelas: a história de Roberto Vascon

Foto: Reprodução

De mendigo a designer das estrelas: a história de Roberto Vascon
A mãe era lavadeira e o pai alcoólatra. Eli Roberto Vasconcelos Matos, que mais tarde ficaria conhecido apenas como Roberto Vascon, nasceu em uma pequena cidade há 35 Km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Filho de uma família pobre, desde cedo vendia e fazia tudo o que desse para conseguir alguns trocados. Mas o seu espírito criativo não se calou devido as dificuldades, muito pelo contrário. Junto com a irmã Regina, montou um espetáculo de circo dentro de casa e cobrou ingressos de seus amigos.

Aos 12 anos de idade, depois da morte do pai, Roberto mudou-se para Belo Horizonte. Lá trabalhou como bailarino, serviu no exército e mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como guardador de carros. Mas Roberto tinha sonhos grandes.

Assim sendo, juntou dinheiro e comprou uma passagem para Nova York. Sem dinheiro e sem lugar para ficar, dormiu por quatro meses em um banco do Central Park (Parque Central). Certo dia, teve um sonho em que pássaros viraram bolsas com asas.

Cansado da fome e do sofrimento, gastou os 90 dólares que tinha ganho trabalhando em uma padaria em linha, couro e agulhas. Fez com o material doze bolsas. Por sorte ou coincidência, sua primeira cliente foi a editora de moda do The New York Times, Nancy Harris.

Impressionada com a bolsa que havia adquirido, Nancy a levou ao jornal e logo foi veiculada a primeira de muitas reportagens que revelariam a história de Vascon. Ali Roberto transformou-se em “O mágico do couro”.

De morador de rua, Roberto transformou-se em designer de bolsas das estrelas. Chegou a ter sete lojas, noventa funcionários, faturou milhões. Fez bolsas para Madonna, Oprah Winfrey, Beyoncé, Aretha Franklin e tantas outras celebridades. Conviveu com o luxo. Mas decidiu novamente mudar de vida.

Vendeu tudo o que tinha e passou cinco anos viajando pelos cinco continentes. Depois disso, ficou com os bolsos vazios. Recomeçou em Nova York, mas após a crise de 2009, fechou as portas e voltou para o Brasil.

Hoje vive em Belo Horizonte, onde tem uma fábrica e uma loja de bolsas. Todos os detalhes da sua história bastante incomum podem ser lidos na sua biografia, recém-lançada pela editora Novo Século, com o nome de “Nas asas de um sonho: Uma história que muda vida e motiva pessoas”, escrita pelo jornalista Elias Awad.

Elias Awad, além de ser formado em jornalismo, também se graduou em administração de empresas. Atualmente, é professor de graudação em jornalismo da universidade São Judas Tadeu. Como repórter, trabalhou em algumas das principais equipes e emissoras de TV do Brasil, como a Band, Sportv, SBT e Panamerican Sports Network-PSN.

Em 2001, iniciou a carreira de escritor, especializando-se em biografias empresariais e livros que, por consequência, são focados no tema empreendedorismo. Em função da preparação do material e coleta de informações, viajou por várias cidades brasileiras e países, além de entrevistar inúmeras pessoas de destaque nacional e internacional, como Roberto Vascon. Awad é autor de 12 livros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet