Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

LITERATURA TÉCNICA

Livro de escritor mato-grossense destaca ‘Eficiência Energética e Prospecção Tecnológica’ com ênfase sustentável

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Ivo Leandro Dorileo autograva livro

Ivo Leandro Dorileo autograva livro

Apontado por especialistas como fonte obrigatória de consulta para acadêmicos graduandos e pós-graduandos de engenharia elétrica, o livro “Eficiência Energética e Prospecção Tecnológica”, de autoria do professor e escritor mato-grossense Ivo Leandro Dorileo, foi lançado na noite desta quarta-feira (02/10), no auditório da Livraria Janina do Shopping Goiabeiras. “Nossa meta é contemplar mecanismos de eficiência energética passiveis de implementação na indústria brasileira, explicitando o papel de cada um, a sua aplicação em países desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica Ivo Dorileo, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O livro reúne informações técnicas da área de energia e meio ambiente, a respeito de tecnologias inovadoras com grande potencial para serem incorporadas em processos industriais, no Brasil. A obra oferece uma análise de como o setor industrial pode alcançar essas tecnologias e dar sua contribuição para a sustentabilidade do planeta.

Leandro Dorileo crê que o livro demonstra que a incorporação de novas tecnologias em processos industriais desempenha um papel central na garantia da melhor prática em equipamentos e processos, da competitividade e da eficiência energética. “O livro remete para a necessidade de repensar com urgência as base de fomento a ovas tecnologias através de políticas púbicas e atividades de pesquisa e desenvolvimento direcionadas ao setor industrial e da capacitação tecnologia para a permanência e ampliação de mercados”, cita o autor.

O professor Frederico Müller Júnior, ex-reitor da UFMT, afirma que a obra demonstra que a instituição continua sendo uma fonte de pesquisa permanente. A obra foi lançada pela Editora Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (Efumat).

O empresário Otacílio Borges Canavarros, fundador e ex-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), acredita que o livro não se contém numa compilação de referências de equipamentos e processos inovadores. “Vai além, com análises do professor Ivo Dorileo em segmentos industriais escolhidos e detentores de estratégias que miram a sustentabilidade; e, de modo geral, incluem a modernização técnica de seu processo industrial entre suas principais alternativas”, pontual Otacílio Canavarros.

A obra pode ser adquirida nas lojas da Livraria Janina ou através do site da Edufmat (http://www.editora.ufmt.br/).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet