Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

CULTURA NA PERIFERIA

Movimento comunitário busca apoio para implantar ‘Corredor da Leitura’ em organizações sociais de Cuiabá

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Edio Martins de Souza:

Edio Martins de Souza:

A União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) busca parcerias para lançar o projeto “Corredor da Leitura”, inicialmente nas sedes das entidades filiadas e nos centros comunitários da Capital. 

“É a oportunidade para que crianças, jovens e adolescentes sejam incentivas à cultura, afim de realizar as primeiras interações no âmbito da conversação e leitura”, argumenta Edio Martins de Souza, presidente da Ucamb, empolgado com o projeto Corredor da Leitura. Ele explica que a ideia surgiu da necessidade de espaços alternativos para que os moradores de bairros distantes da área central possam interagir com leituras, trocas de conhecimentos, experiências e tudo que venha ter repercussões no cotidiano das comunidades.

Cada Corredor da Leitura será instalado, em princípio, em centros comunitários, recebendo livros doados pelas próprias comunidades e parceiros da Ucamb, como Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE), entre outros.

A proposta da Ucamb é disponibilizar livremente, inclusive para o público da terceira idade e portadores de deficiência visual, os livros de literatura, política, autoajuda, filosofia, psicologia, infantis e em Braille, visando incentivar o hábito da prática da leitura e troca de experiências dentro da comunidade. A expectativa é de que sejam doados no mínimo 500 livros de diferentes autores, por bairro, mas as doações e trocas continuarão abertas, ininterruptamente.

Edio Martins observa que o Brasil é o décimo produtor de livros do mundo e o MEC é o terceiro maior comprador de livros. “Porém, as comunidades ainda enfrentam dificuldade de acesso à literatura. O projeto é para desmistificar o acesso ao livro”, justifica o presidente da Ucamb.

“A ideia do Corredor da Leitura é proporcionar, sem nenhum custo, nos locais públicos e de convivência nas comunidades, o acesso ao livro que é, sem dúvida, o primeiro passo para a formação de um leitor e para a superação dos déficits de leitura decorrentes principalmente da inacessibilidade à leitura por parte da maioria da população”, completa Edio Martins.

O vice-presidente da Ucamb, Jonail da Costa Silva, aponta que a leitura trás inúmeros benefícios para a qualidade de vida das pessoas, combate o estresse e nos revela uma verdade dita por Antônio Cândido: ‘a literatura é um dos direitos humanos’.

“Queremos qualificar as relações de trabalho e ampliar os conhecimentos dos leitores. As pessoas que trabalham numa área completamente automatizada, por exemplo, através da leitura de bons livros, irá se encontrar com a sua subjetividade e identidade no mundo”, emenda Jonail da Costa.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Altos da Glória, José Francisco Rodrigues, um dos mais humildes de Cuiabá, o projeto vem resgatar a interação entre as comunidades. “Considero um projeto de grande importância que objetiva resgatar em nós o gosto pela leitura e conhecimento. É por meio de pequenas iniciativas dessa natureza que podemos atingir de maneira positiva pessoas de todas as idades e fazer a diferença na construção de um mundo melhor, trazendo cultura e informação”, argumenta José Francisco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet