Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

destaque internacional

De salão improvisado na sogra à agenda lotada: barbeiro cuiabano cria ‘harmonização facial’ com corte e barba

Foto: Reprodução

De salão improvisado na sogra à agenda lotada: barbeiro cuiabano cria ‘harmonização facial’ com corte e barba
Antes de abrir a própria barbearia no Centro de Cuiabá, Juarez Leite, de 42 anos, começou atendendo de forma improvisada, nos finais de semana de folga, na sala da casa da sogra, em 2016. O barbeiro cuiabano começou a se especializar em visagismo no ano seguinte e, depois de aprimorar as próprias técnicas, ganhou destaque nacional por entregar resultados que se parecem com “harmonizações faciais”, mas feitos apenas com corte de cabelo e barba. 

Leia também 
Cinemas terão ingressos vendidos por R$ 12 durante uma semana em Cuiabá


Quando decidiu se aventurar no universo da barbearia, o cuiabano tinha acabado de pedir demissão do cargo de bancário, profissão que exerceu durante cinco anos. Depois, ele abriu uma corretora de seguros, mas ainda assim, afirma que não conseguia se sentir “contente”. 

“Fiz um pedido para Deus e Ele me mostrou uma galera de barbudos, falando que a barba tinha dado um sentido diferente na vida, mudado a forma deles viverem e a percepção das pessoas. Decidi deixar minha barba crescer, isso em 2016, que foi quando decidi fazer minha própria barba e gostei muito. Comecei a fazer de um sobrinho, de um amigo”. 

Não demorou para que o barbeiro percebesse que as barbas que fazia estavam representando uma parcela maior da vida profissional. Foi quando Juarez decidiu abrir uma barbearia improvisada na sala da sogra mas, até então, os cortes de barba eram apenas um hobby, como conta o cuiabano. 

"As pessoas começaram a pedir para cortar cabelo, falava brincando que não cortaria cabelo, que a barba era só  um hobby para distrair, mas não teve jeito, fiz um curso, foi indo até que um dia abri uma barbearia na sala da casa da minha sogra, em 2016 mesmo. Ainda era corretor de seguros, atendia na barbearia alguns períodos e dava assistência na corretora, mas depois de um tempo decidi focar só na barbearia”.
 

No final de 2016, Juarez se formou no curso iniciante de barbearia e começou a estudar sobre o visagismo. O termo foi criado em 1936 pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry, consistindo na arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades de uma pessoa. 

Resultados impressionaram no Instagram e no TikTok 

Apesar de aplicar o visagismo na barbearia desde 2017, o cuiabano começou a usar o Instagram e o TikTok para mostrar o resultado dos clientes no final do ano passado. Em 28 de dezembro, ele tinha pouco mais de 100 mil seguidores no Instagram. Hoje o número já saltou para 981 mil. No TikTok, Juarez já acumula mais de 400 mil seguidores. 

“No Instagram foi impressionante, confesso que fiquei meio surpreso. Quando vou ler os comentários, vejo que as pessoas já se conectaram, o que faço não é sobre mim, é sobre pessoas, é sobre cada uma entender que é possível que ela se transforme, que mude o visual e a forma de se ver”. 

A mudança drástica na imagem pessoal dos clientes que cortam cabelo e fazem a barba com Juarez começou a ser chamada de “harmonização facial”. O barbeiro explica que apenas respeita as assimetrias de cada rosto, buscando sempre um equilíbrio. 

“Não é uma harmonização facial, na verdade, existe um respeito tão grande pelas assimetrias que nós temos, porque não somos iguais, temos o lado direito e esquerdo que são diferentes, mas semelhantes. Faço o respeito das assimetrias equilibrando a imagem para o que o cliente quer”. 
 

Durante os atendimentos, o cuiabano também busca ouvir os desejos dos clientes. “Não sou eu quem decido o que é, é o cliente que me fala o que quer, não sou eu que vou falar como vai ficar, pergunto qual o momento de vida que ele está e o que quer para a imagem dele para construir um corte e uma barba que vá de encontro ao momento dele”. 

Juarez ressalta que a imagem pessoal se transforma durante os momentos de vida de cada um dos clientes. 

“Não somos as mesmas pessoas todos os dias, então como a sua imagem vai se apresentar a vida inteira daquela mesma forma, não é isso que acredito, acredito na transformação da pessoa todos os dias. Preciso entender que não conheço o cliente que está na minha cadeira hoje, por mais que corte o cabelo dele há 10 anos, preciso sempre entender o que ele quer naquele momento”. 

Atualmente, o barbeiro é master em visagismo, com direito a qualificação de pessoas que são referências mundiais na área. A qualidade do trabalho de Juarez rendeu uma agenda lotada e, para conseguir atender a demanda, ele capacitou todos os barbeiros que trabalham no estabelecimento em Cuiabá, para que sejam capazes de atender com o mesmo método. 

“Digo que não corto cabelo e faço barba, cuido de pessoas e do que ela quer sentir ao se olhar no espelho. Se eu abrisse minha agenda das 8h à meia-noite, teria cliente toda hora. Decidi abrir a barbearia, porque vi que precisava capacitar pessoas para fazer o que faço, não estava mais dando conta da demanda”. 

O cuiabano chega a atender até 15 pessoas por dia, mas já bateu recorde de 28 clientes. O barbeiro brinca que até mesmo ele fica impressionado com os resultados. 

“Brincam que é uma harmonização porque fica tão belo que parece que está harmonizado, é a beleza que gera esse encantamento e essa surpresa, revelou a beleza interior do cliente, valoriza o que já está ali. Todos nós já temos uma imagem formada dentro de nós, só precisamos achar profissionais, estou agora fazendo capacitação de profissionais do Brasil inteiro, graças a Deus hoje somos referência nacional no visagismo voltado para o que a pessoa quer, para que ela se veja e se perceba”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet