Olhar Conceito

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Manobra de Heimlich

Conheça técnica que ajudou influenciadora a salvar filho recém-nascido; bombeiro usou em bebê de MT

Foto: Reprodução

Conheça técnica que ajudou influenciadora a salvar filho recém-nascido; bombeiro usou em bebê de MT
Mãe de gêmeos de pouco mais de um mês, a influenciadora Clara Maia, compartilhou um vídeo em que aparece fazendo manobra de Heimlich após um dos bebês engasgar com leite materno. A câmera instalada no quarto gravou o momento de desespero e a cena viralizou na internet, acendendo o alerta para a importância de saber as técnicas de primeiros socorros. 


Leia também 
Chef cria ‘noite na Toscana’ com menu especial no Vivans e opção de box com pratos, buquê e drink

A manobra de Heimlich é utilizada para desengasgar e a mesma técnica utilizada em serviços de emergência, recomendada por autoridades de todo o mundo, inclusive a American Heart Association. Ela pode ser executada por pessoas que não são profissionais da área com o devido conhecimento sobre os movimentos.

A influenciadora, que tem mais de 2,7 milhões de seguidores no Instagram, contou que decidiu publicar o vídeo do momento em que usou a manobra de Heimlich para salvar o filho como forma de alertar outras mães e pais. "Esse vídeo é um alerta! Todos, absolutamente todos devem saber fazer a manobra de Heimlich!", disse ela.
 

Na madrugada de sábado (1º), o bombeiro Joel Ghisleri, de Guarantã do Norte (a 710 km de Cuiabá), usou a mesma técnica para salvar a vida de um recém-nascido de apenas 14 dias. O bebê foi levado ao quartel pelos pais já com dificuldade de respirar. 

Assim que percebe que o bebê estava engasgado, o militar usou as manobras necessárias para desobstruir as vias áreas da criança. “Assim que vi o casal chegando com o bebê, corri para fora do quartel para prestar socorro imediatamente. Percebi que o bebê estava com dificuldade para respirar. Então, iniciei as manobras de desobstrução das vias aéreas, fazendo com que o leite fosse regurgitado". 

No perfil daTutti Frutti Nutricional,  Michelle Thormann, explica passo a passo da manobra que pode salvar vidas. O vídeo foi compartilhado por Clara Maia em seu perfil. Um dia antes do filho engasgar, a influenciadora enviou a publicação para uma amiga. 

Conforme a explicação, é necessário amnter “via aérea da criança deve ser mantida aberta, ou seja, não flexionar a cabeça para frente”. Por isso, é importante apoiar o rosto do bebê com os dedos em “v” ou “c”, tomando cuidado para não machucar machucar os olhos.

A pressão aplicada deve ser moderada. “Essa pressão/força tem como objetivo aumentar a pressão intratorácica para que o ar saia rapidamente dos pulmões e expulse o corpo estranho”.

“A manobra é iniciada com golpes firmes nas costas, de acordo com o tamanho do bebê. Se não for suficiente, o bebê deve ser posicionado de barriga para cima e receber compressão no peito (com os dedos do socorrista) para aumentar a pressão intratorácica e permitir rápida saída de ar”, explica o perfil.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet