Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

autoconhecimento

Empresário cuiabano percorre Caminho de Santiago de Compostela e escreve livro sobre o poder das decisões

Foto: Arquivo Pessoal

Empresário cuiabano percorre Caminho de Santiago de Compostela e escreve livro sobre o poder das decisões
O caminho a se percorrer até de fato conhecer-se e encontrar a melhor maneira de lidar com os medos e fantasmas que habitam nossas mentes e corações é longo, árduo e requer tomada de decisões, afinal, ‘quem não decide escalar a montanha nunca chegará ao topo’.

Foi assim, durante peregrinação ao longo dos 800 quilômetros no Caminho de Santiago de Compostela, que o empresário Valdizar Andrade - especialista em comportamento organizacional - encontrou para melhorar seus conhecimentos, buscar fontes de inspiração e poder ajudar ao próximo.

Livros que trazem pesquisas na área da educação serão lançados em evento que homenageia Casaldáliga
Jornalista Cuiabano lança livro 'psicografado' sobre Ulisses Guimarães e reúne globais no Rio Veja fotos

A viagem, que deu origem ao livro O Poder da Decisão - Reflexões de um Peregrino posteriormente escrito por ele, teve início saindo de Cuiabá no dia 20 de julho para Sant Jean Pier de Porto (França), passando pelas montanhas dos Pirineus até chegar a Santiago de Compostela.

Há 12 séculos, milhares de peregrinos do mundo todo saem de suas cidades de origem para fazer uma viagem de beleza, fé e superação: percorrer o longo Caminho de Santiago de Compostela.Capital de Galícia (ou Galiza), na Espanha, e com uma cultura com base em tribos celtas, a rota da cidade ganhou fama por ser caminho que leva ao túmulo do apóstolo Tiago. Essa descoberta aconteceu no século IX, após um ermitão ser guiado por uma estrela, dando origem às romarias.

Valdizar Andrade não só percorreu os mais de 800 quilômetros do Caminho - partes francesa e espanhola - a pé após sérios problemas de saúde, mas também registrou sua experiência no livro, O Poder da Decisão - Reflexões de um Peregrino. "Sem perceber, fui limpando a minha mente de coisas que só me atrapalhavam e que me impediam de avançar ou que travavam a minha vida. Isso me fez entender que a grandeza do homem diante do universo pode ser mensurada de várias formas", conta.

A obra mostra sua experiência pessoal e como suas decisões - como a escolha do caminho francês - influenciaram no trajeto. Também têm sido considerada uma referência para aqueles que buscam inspiração, independente de crenças religiosas, para ter atitudes que vão gerar mudanças na vida. "A fé é algo universal. Conto o que passei e como o poder de decidir faz a diferença no nosso cotidiano", explica.

Valdizar, que finalizou o trajeto em 25 dias - cinco a menos do que a maioria dos peregrinos - também dá dicas de como percorrer o Caminho de Santiago de Compostela apreciando as belas paisagens de maneira organizada e a um custo baixo.

O livro

O Poder da Decisão - Reflexões de um Peregrino foi lançado pela Editora Universidade da Inteligência e prefaciado pelo especialista em desenvolvimento humano e primeiro treinador comportamental do Brasil, Dr. Jô Furlan. "O livro nos faz refletir profundamente sobre o que somos capazes, e contribui para percebermos nossos limites e valorizarmos o que realmente importa", analisa Dr. Jô.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet