Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

MEMÓRIAS

"O Olhar da Fortaleza", auto-biografia de Lucia Maggi, está em sua segunda edição

Foto: Reprodução/Livro

Escrito por Ana Bustamante, “O Olhar da Fortaleza”, autobiografia de Lucia Borges Maggi, parte para a segunda edição, tendo esgotado os 2 mil exemplares da primeira tiragem. Mãe do ex-governador de Mato Grosso e atual senador Blairo Maggi, o livro perpassa toda a vida da matriarca, desde sua infância até a atualidade.

Leia mais: Biblioteca itinerante estará no Horto Florestal na Semana da Árvore

A ideia da obra surgiu durante uma reunião de planejamento do departamento de Comunicação do Grupo André Maggi para a realização da biografia de André Maggi, pai de Blairo e fundador do grupo. No entanto, no meio da conversa a visão da matriarca e as lembranças de como esta comandou a família imperaram, e foi decidido que sua história seria publicada primeiro.

Condensando 81 anos de história, o livro traz alguns momentos engraçados e outros marcantes na vida da família. Já no capítulo que inicia o livro é lembrado o momento em que Lucia impediu o marido de voltar para o Rio Grande do Sul, durante tempos difíceis financeiramente para a família. Quando André Maggi a comunicou sobre sua decisão de voltar para a terra natal, Lucia apesar da submissão feminina na época – afinal estamos falando de 1955 – afirmou: “André até aqui vim com você, mas daqui só vou pra frente. Voltar jamais”. O marido ficou calado por uns minuto, mas acatou.


Blairo e as irmãs, Fátima e Marli

Muitas das memórias de Lucia são permeadas por histórias inusitadas de filhos e netos, como no episódio em que Blairo, antes de preferir os carrinhos e mais tarde os tratores e a administração, sofria na mão das quatro irmãs. Lucia conta, que às vezes quando entrava em casa, elas haviam colocado um vestido em Blairo e a mãe ia imediatamente tirar aquela roupa do filho. Porém, o menino ainda pequeno, só com três anos de idade, chorava: “Eu quero meu vestido!”.

A presença da mãe foi decisiva também em outros momentos, como na educação dos filhos. Era rígida quanto ao comportamento destes, e devota no que se referia à preocupação e cuidados. Foi também de Lucia a decisão de mandá-los para outra cidade para estudar e não deixar que desistissem do colégio.
A obra também perpassa o crescimento dos negócios da família, pela visão de Lucia e o momento da perda de seu marido, em 2001. O livro não é comercializado, sua distribuição é gratuita para aqueles interessados em conhecer um pouco mais da história de Lucia e da família Maggi.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet