O cineasta francês Emmanuel Priol, responsável pelo roteiro e a supervisão editorial do documentário "Duas Irmãs - A Marcha das Onças-Pintadas", participa de uma expedição para observar onças na região do distrito de Porto Jofre, em Poconé (252 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (25).
Leia também
História de Claudinho e Buchecha chega aos cinemas; Netflix tem final de Sex Education
A produção conta com o apoio financeiro do Governo do Estado. O documentário do francês aborda a rotina das onças-pintas Jaju e Âmbar, de oito anos, que vivem no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense, local de maior concentração de onças do mundo.
Durante três anos de gravação, os documentaristas registraram vários momentos da vida das duas onças. A produção explora o amor e união entre a família de onças, destacando a luta pela sobrevivência em um ambiente desafiador, onde elas enfrentam emocionantes confrontos com sucuris e jacarés. O documentário ainda deve levar dois anos de filmagens com mais cinco expedições previstas.
O filme é fruto da parceria das produtoras Duo2 e Bonne Pioche, sob a direção de Lawrence Wahba e Mike Bueno e com a contribuição do cineasta Emmanuel Priol, responsável pelo roteiro e supervisão editorial do material, e vencedor de um Oscar de melhor Documentário em 2006, e tem o apoio do Estado, por meio da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Segundo o secretário da Sedec, César Miranda, o documentário deve ser levado para plataformas de streamings, representando maior visibilidade ao trabalho de conservação e pesquisa de onças-pintadas. "Vai atrair mais turistas e mostrar para milhões de pessoas no mundo que Mato Grosso conserva não só o Pantanal, mas a Amazônia e o Cerrado, ou seja, 62% do seu território estadual”.