Olhar Conceito

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dieta maromba

Nutricionista alerta sobre cuidados necessários para começar bulking com segurança

Foto: Reprodução

Nutricionista alerta sobre cuidados necessários para começar bulking com segurança
A nutricionista da academia boutique Forz Gym em Cuiabá, Ana Karoline Mamede, explica que sempre surgem novos adeptos do bulking, dieta para ganhos de massa e mais definição, mas é preciso seguir a orientação nutricional mais saudável para iniciar o processo de forma responsável. Ana Karoline alerta que quando alimentos processados e industrializados são colocados na alimentação, há risco de problemas de saúde.


Leia também
Em lives NPC, influenciadora de MT ganha mais de R$ 20 em minutos: 'muito mais que um trabalho comum'


De acordo com Ana Karoline, o bulking é uma dieta altamente calórica, rica em macronutrientes, como carboidrato, proteína e lipídio, visando o objetivo do ganho de peso e massa muscular. A musculação não pode ser excluída das práticas físicas diárias para que o corpo não acumule gordura, já que a alimentação é rica em calorias. 

A nutricionista explica que existem dois tipos de bulking, o "limpo" e o "sujo". A diferença entre eles estão nos nutrientes que compõem a alimentação. O bulking limpo prioriza uma ingestão maior de calorias através de alimentos de maior qualidade nutricional como carboidratos complexos (integrais), protéinas de alto valor biológico e gorduras boas. 

"É uma dieta rica de macronutrientes, visando o ganho de massa muscular. Já a dieta bulking sujo é composta por uma ingestão maior de calorias, porém, são alimentos processados e industrializados, ricos em carboidratos simples (refinados), que chamamos de calorias vazias (alimentos pobres em nutrientes), o principal problema desta ingestão diária, está no risco de doenças cardiovasculares, entupimento de veia e uma futura deficiência de vitaminas”, alerta. 

A nutricionista esclarece que o resultado do bulking é um "corpo maromba", aquele em que é nítido músculos mais volumosos. Em geral este tipo de alimentação não é incentivado por nutricionistas, mas a categoria acompanha a dieta quando é desejo do atleta, diante da demanda, as observações destes profissionais ainda incluem alguns itens importantes. 

“Antes de iniciar qualquer programa alimentar, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde, na Forz os alunos podem recorrer ao nosso médico do esporte, para exames laboratoriais, esta especialidade é fundamental para entender o estado de saúde e os objetivos de cada pessoa, até que ponto poderia ser benéfico o ganho a mais de massa. Podendo ser uma parâmetros de definição de objetivos”, orienta.

Ainda no quesito cuidados, a hidratação e suplementação, bem como o descanso devem ser observados com rigor. “A hidratação é frequentemente negligenciada, mas é crucial para o desempenho e recuperação muscular. E claro tem que incluir suplementos, como proteína. Não podem ficar de lado também o descanso para uma boa recuperação. O crescimento muscular ocorre durante o repouso, portanto, garantir uma boa qualidade de sono e períodos de recuperação é vital”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet