Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

de tirar o fôlego

Rosa, roxo e amarelo: florada dos Ipês colore e enfeita ruas de Cuiabá; veja fotos e vídeos

Foto: Olhar Direto

Rosa, roxo e amarelo: florada dos Ipês colore e enfeita ruas de Cuiabá; veja fotos e vídeos
Os Ipês colorem e enfeitam as ruas de Cuiabá com as flores que podem ser amarelas, brancas, roxas ou rosas. Mesmo que aconteça anualmente, não há como os olhos não se encherem com a beleza e a cor das flores. Em várias ruas da cidade, já é possível ver um Ipê cheio de flores em meio aos prédios ou do verde de outras espécies de árvores. 

Leia também
Vendas esgotadas em minutos: cuiabano consegue ingresso para show da Taylor Swift e dá dica


O processo de florada normalmente começa em julho, mas as flores continuam desabrochando até meados de setembro, quando começam a surgir os Ipês amarelos. Pela ordem, as flores roxas são as primeiras a dar o ar da graça. 

Mesmo havendo períodos específicos para cada uma das flores desabrochar, nem sempre é uma regra, já que as variações climáticas podem interferir na temporada dos Ipês. Em algumas regiões pode ser que eles floresçam ao mesmo tempo. 

O nome da árvore é originário do Tupi e significa “casca dura”. Os indígenas usavam a madeira dos Ipês para construírem arcos para caça e defesa. Em 1961, Jânio Quadros chegou a proibir o corte dos Ipês para que eles fossem preservados como símbolo do Brasil.

Veja vídeos dos Ipês floridos em Cuiabá:
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet