Rosa, roxo e amarelo: florada dos Ipês colore e enfeita ruas de Cuiabá; veja fotos e vídeos
Da Redação - Bruna Barbosa
Os Ipês colorem e enfeitam as ruas de Cuiabá com as flores que podem ser amarelas, brancas, roxas ou rosas. Mesmo que aconteça anualmente, não há como os olhos não se encherem com a beleza e a cor das flores. Em várias ruas da cidade, já é possível ver um Ipê cheio de flores em meio aos prédios ou do verde de outras espécies de árvores.
O processo de florada normalmente começa em julho, mas as flores continuam desabrochando até meados de setembro, quando começam a surgir os Ipês amarelos. Pela ordem, as flores roxas são as primeiras a dar o ar da graça.
Mesmo havendo períodos específicos para cada uma das flores desabrochar, nem sempre é uma regra, já que as variações climáticas podem interferir na temporada dos Ipês. Em algumas regiões pode ser que eles floresçam ao mesmo tempo.
O nome da árvore é originário do Tupi e significa “casca dura”. Os indígenas usavam a madeira dos Ipês para construírem arcos para caça e defesa. Em 1961, Jânio Quadros chegou a proibir o corte dos Ipês para que eles fossem preservados como símbolo do Brasil.