Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

CONHEÇA A LUDORIA CUIABANA

Casal aposta em mercado nichado e abre primeira loja física de jogos de tabuleiro em Cuiabá

Foto: Olhar Direto

Casal aposta em mercado nichado e abre primeira loja física de jogos de tabuleiro em Cuiabá
O casal Lucas Hardman e Camila Braun resolveu investir em um nicho pouco explorado em Cuiabá, abrindo a primeira loja física de aluguel e venda de jogos de tabuleiro na Capital, a Ludoria Cuiabana. Amantes dos jogos, eles tiveram o contato inicial em 2018, mas se aprofundaram no hobby durante a pandemia da covid-19, em 2020, com o isolamento social. Diante do tempo livre em casa e sem poder sair para encontrar amigos e familiares, eles embarcaram com tudo no mundo dos tabuleiros e começaram a comprar os mais variados "board games".

Leia mais
A Pequena Sereia estreia nos cinemas da baixada cuiabana e série com Arnold Schwarzenegger chega na Netflix


Ao Olhar Conceito, Lucas contou um pouco sobre a trajetória, até a abertura da loja no Goiabeiras Shopping, os eventos promovidos no local e a ascensão do mercado nichado. Para o advogado e bancário, o hobby tem tudo para se popularizar, como acontece nos grandes centros, mas para isso, as pessoas precisam ter acesso aos jogos, e os eventos ajudam nessa parte.

“Eu e a Camila sempre gostamos de jogos, e também sempre fomos competitivos. Conhecemos os board games em 2018, mas tínhamos só alguns jogos, uma coleção pequena. Com a pandemia, como ficamos só em casa o tempo todo, começou a sobrar dinheiro também para investir em mais jogos. Exploramos esse mundo e nos apaixonamos cada vez mais”, disse.

“Depois, como algumas rotinas começaram a voltar e continuamos comprando mais jogos, eu pensava 'e se tivesse alguém que alugasse os jogos em Cuiabá?'. Eu com certeza alugaria. Até porque é bom para conhecer novos jogos, é um investimento né. E com a coleção aumentando, a Camila era contra vender qualquer jogo para comprar outro. E nisso, me veio a ideia de começar a alugar, pois assim, sobraria um dinheirinho para comprar outros”, complementa Lucas, falando sobre a carência do mercado na cidade.

Os aluguéis começaram em junho 2020, inicialmente o plano era atender o condomínio onde o casal mora, que possui cerca de 400 casas. No entanto, o público de fora foi quem demonstrou mais interesse, pelas redes sociais. Com o perfil no Instagram, a Ludoria Cuiabana começou a crescer e a dar certo.

“Quando as pessoas descobrem nossa loja, elas falam que é muito bom saber que existe, porque não imaginavam. Foi legal ver a clientela crescendo assim. Tinha gente que não tinha contato e agora tá conseguindo ter e entrando no hobby. Isso é bacana. E desde o início, eu estou com uma clientela fixa e cada vez mais fiel”, afirma o empresário.

Após o sucesso nas redes sociais, Lucas e Camila foram descobertos pelo Goiabeiras Shopping, que os convidaram para promover um evento de jogos de tabuleiro no local.

“A gente fez o primeiro evento em janeiro de 2022 e acabou dando muito certo. A sensação foi muito boa. O pessoal do shopping gostou muito e foram 12 meses de evento. Até que eles tiveram a ideia de abrirmos uma loja aqui e realizar os eventos todo mês. Gostamos da ideia e a clientela mais ainda, pois agora o acesso é livre, eles conseguem olhar os jogos na mesa, conseguem jogar e tudo”, explica Lucas.



Os eventos no Goiabeiras Shopping acontecem em todo último final de semana do mês. No próximo sábado (27), haverá um evento especial, em comemoração ao Dia do Orgulho Geek, mas também terá a programação habitual da Luderia Cuiabana, com mais de 50 jogos de tabuleiros da Ludoria Cuiabana. Todos os eventos são gratuitos e acontecem das 14h às 20h, em frente à loja, no primeiro piso.

Atualmente, Lucas possui uma coleção de 150 jogos disponíveis para aluguel. E para venda, há diversos board games, desde os mais populares e fáceis, até os mais pesados e cobiçados pelos adeptos do hobby. A loja também trabalha com encomendas de diversos fornecedores.

“As vendas estão crescendo, e quando abrimos a loja aqui no shopping, vejo que a aceitação tem sido muito boa. Claro que os jogos mais populares e fáceis saem bastante, de empresas como Paper Games”, conta o empresário.

Um fato interessante sobre o público que consome os jogos de tabuleiros, é que muitos pensam que são destinados a crianças e adolescentes, no entanto, há muitos nomes que são destinados a adultos, que são os maiores consumidores. Segundo Lucas, a maioria de seus clientes possuem entre 25 e 35 anos.

“É até difícil ter muita criança interessada, mas tem algumas que querem alugar ou outros que os pais vêm aqui e pegam jogos para tentar tirar os filhos um pouco do celular”, explica.

Um atrativo para o público mais jovem são os eventos privados. Lucas e Camila oferecem a disponibilização de vários jogos de tabuleiro em eventos como aniversários, festas de confraternização. Além de ser uma ótima maneira de entretenimento, de forma lúdica, os jogos proporcionam interação entre os convidados.

“Já fiz aniversários de crianças e de adultos, até para o Colégio Maxi. Isso é algo que as pessoas tem procurado bastante e eu espero que aumente cada vez mais. É uma proposta única de aniversário”, diz Lucas.



Mercado em Cuiabá

Jogos mais populares, como Banco Imobiliário, Detetive, War e Jogo da Vida, são vendidos em lojas de brinquedos, no entanto, são nomes antigos e desatualizados. Hoje em dia, o mundo dos tabuleiros é muito vasto e moderno, com lançamentos a todo instante, dos mais variados tipos, como card games, deck building, entre outros. Para Lucas, a busca por jogos de tabuleiro modernos tem crescido no Brasil.

“Infelizmente as lojas de brinquedo pararam um pouco no tempo e só vendem nomes antigos. Mas eu diria que tem um mercado que pode ser bem explorado nisso, mas elas não o fazem. Existem barreiras, claro, mas ao mesmo tempo, quando os clientes compram, gostam e falam para os amigos, isso ajuda. Os aluguéis tem saído bastante, a venda ainda tem muito a crescer, até porque são valores que podem ser altos”, explica o empresário.

Outro ponto ressaltado por Lucas é que muitos iniciantes no hobby ainda não entendem que os jogos de tabuleiros comprados podem ser revendidos por valores iguais ou até superiores ao pago, se bem conservados.

“Tem pessoas que vem aqui jogar e gostam de um jogo e perguntam se tem para vender. Mas desistem quando veem o valor. Assusta mesmo, mas ela tem que saber que é uma coisa que dura. Se você cuidar, pode vender pelo mesmo valor, então não está perdendo dinheiro”, conta.

Acompanhe a Ludoria Cuiabana no Instagram @ludoriacuiabana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet