Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Man Booker Prize anuncia os seis livros finalistas da edição 2013

A organização do Man Booker Prize, considerado o principal prêmio da literatura britânica, anunciou nesta terça-feira (10) a lista dos seis livros finalistas de sua edição 2013.Com quatro concorrentes, as mulheres (veja lista abaixo) são maioria dentre os concorrentes que seguem na disputa – os únicos homens são o inglês Jim Crace e o irlandês Cólm Tóibín.

O ganhador, que leva 50 mil libras, vai ser conhecido em 15 de outubro. Podem participar romances de autores nascidos na Comunidade Britânica, Irlanda e Zimbábue.

Ao anunciar, no final de julho, os "semifinalistas", os responsáveis pelo Man Booker Prize já haviam colocado em destaque a diversidade entre os participantes, dizendo que sete países diferentes estavam representados. Tal variedade se mantém na lista final, informa comunicado publicado nesta terça no site da premiação. A lista inicial tinha 151 obras.

"Os seis livros da lista final não poderiam ser mais diversos [uns dos outros]", diz o texto. "Há romancistas da Nova Zelândia, Inglaterra, Cadaná, Irlanda e Zimbábue –, cada um deles com alto sabor de distinção."

A nota destaca, ainda, particularidades dos finalistas. "Eles variam em tamanho desde as 832 páginas de 'The luminarires', de Eleanor Catton, até as 104 páginas de 'O testamento de Maria', de Com Tóibíni. As épocas representadas vão do Oriente Médio bíblico (Tóibín) ao Zimbábue contemporâneo (NoViolet Bulawayo),passando pela Nova Zelândia do século 19 (Catton), pela Índia dos anos 1960 (Jumpha Lahriri), pela Inglaterra rural do século 18 (Jim Crace) e pela Tóquio moderna (Ruth Ozek)."

O Man Booker Prize lembra que o mais velho concorrente é o inglês Jim Crace, com 67 anos de idade e mais de 15 livros publicados. A mais nova é Eleanor Catton, com 28 anos de idade e dois livros publicados. A neozelandesa é, na verdade, a finalista mais nova finalista da história do prêmio.

Veja abaixo a lista dos 6 semifinalistas do Man Booker Prize 2013:

"We need new names", de NoViolet Bulawayo
"The luminaries", de Eleanor Catton
"The harvest", de Jim Crace
"The lowland", de Jhumpa Lahiri
"A tale for the time being", de by Ruth Ozeki
"O testamento de Maria", de Colm Tóibín
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet