Olhar Conceito

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Notícias / Astrologia

Planeta Vênus se 'aproxima' da Lua em fenômeno e encanta Cuiabá veja fotos

Da Redação - Stéfanie Medeiros

09 Set 2013 - 16:00

Foto: Eduardo Baldaci

Planeta Vênus se 'aproxima' da Lua em fenômeno e encanta Cuiabá veja fotos
A lua, mais parecendo o sorriso do gato de “Alice no país das maravilhas”, teve uma companhia “brilhante” no domingo (8). O corpo celeste que apareceu lembrava uma grande estrela que, atraída pelo satélite branco da Terra, chamava a atenção das pessoas com olhares vidrados, admirando o espetáculo astronômico. Mas não era uma estrela e sim o planeta Vênus.

Leia mais: Baldaci leva telescópio para praças para 'investigar' alinhamento entre estrelas, lua e planetas

Fotos inundaram as redes sociais, mas nesta segunda-feira de manhã algumas pessoas acordaram sem saber exatamente o que tinha acontecido. No entanto, por trás da beleza dos corpos celestes que se “aproximaram” tanto ontem que foi possível vê-los a olho nu, há uma explicação.

Em entrevista ao Olhar Conceito, o astrônomo amador Eduardo Baldaci convidou o público para ver o fenômeno mais de perto através de seus equipamentos. Às cinco horas do domingo (08), em frente ao Ginásio do Verdinho, no Bairro CPA I, lá estava Eduardo e o público, admirando a Lua e o planeta Vênus, ou, como conhecemos, a “estrela D’Alva”.

Leia também: Baldaci leva telescópio para praças para 'investigar' alinhamento entre estrelas, lua e planetas

Segundo Baldaci, a lua, o sol e os planetas percorrem uma linha imaginária que chamamos de “eclíptica”. Por vezes, os corpos celestes se alinham ou passam “próximos” um dos outros. Ontem, no entanto, foi um evento especial e um tanto quanto raro.

No sul do país, a Lua ficou totalmente a frente do planeta Vênus, em um fenômeno conhecido como “Ocultação”. Já em outros lugares, como aqui em Cuiabá, a impressão era de que os dois estavam muito próximos. “Mas isso é uma efeito de perspectiva, pois a Lua e Vênus na verdade estão a centenas de milhares de quilômetros longe um do outro”.





Para aqueles que ficaram admirados com a beleza deste fenômeno astronômico, preparem-se porque tem mais! Segundo Baldaci, um cometa está se aproximando do sol e, em outubro, possivelmente conseguiremos vê-lo a olho nu. O fenômeno ainda não está 100% confirmado, mas já causa euforia nos astrônomos do mundo inteiro. “Os cometas são imprevisíveis, mas este já está se comportando de uma maneira específica”, disse.

Seja como for, em outubro teremos mais notícias no cometa matutino que possivelmente admiraremos antes do nascer do sol. Enquanto isso, vejamos as fotos da “Estrela D’Alva” fazendo companhia para a lua.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • EDUARDO BALDACI DE LIMA
    10 Set 2013 às 14:48

    Explicação: Não há erros nas fotos, o que ocorre é um fenômeno da ótica. Telescópios refletores fazem as imagens ficarem maiores, reais e invertidas. Já os telescópios Cassegrain, possuem um prisma que "conserta" a imagem, deixando-as "Maiores, reais e direitas". Como o fenômeno foi fotografado de um telescópio newtoniano (imagens invertidas) e um telescópio Cassegrain (imagem direita), ocorreu esta dúvida natural dos leitores. Portanto, quando se observa o céu de um telescópio newtoniano, sempre irá ocorrer "a inversão" da imagem.

  • José Bonifácio
    10 Set 2013 às 10:38

    Redação: O leitor davi, disse que a foto da capa está de cabeça para baixo, não perguntou por quem e como foi feita. E ele está muito certo. O fenômeno aconteceu com a estrela a esquerda da lua. Logo a foto da capa está de cabeça para baixo ou de trás para frente, como queira. ______ Okay, vamos trocar a foto. Obrigada!

  • Elias Neves
    10 Set 2013 às 10:20

    eu na minha ignorância vi e achei que fosse uma estrela satélite.

  • davi
    10 Set 2013 às 09:18

    A foto da capa está de cabeça pra baixo._______ Nota da Redação: a foto foi reproduzida do facebook de Baldaci! Ele fez a foto de um telescópio...

  • joselin maria da silva
    09 Set 2013 às 22:47

    "MARAVILHAS DO PODER DE DEUS"

  • Kuririn
    09 Set 2013 às 20:27

    É você Goku?

Redes Sociais

Sitevip Internet