Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Astrologia

ÚLTIMA DO ANO

"Superlua de Esturjão" acontecerá nesta quinta e poderá ser vista em todo país

Foto: Reprodução / Ilustração

A “Superlua de Esturjão” completa acontecerá nesta quinta-feira (11), logo após o pôr-do-sol, e será a última lua cheia de 2022. Se as condições climáticas forem favoráveis, ela poderá ser vista em todo território brasileiro. O melhor momento para observar o fenômeno é em sua primeira hora de nascimento. Antes desta, o último fenômeno que aconteceu e pôde ser visto em Cuiabá foi classificado como “superlua de Morango”, no dia 14 de junho.

Leia mais: 
Superlua de morango acontece hoje e poderá ser vista em Mato Grosso
 
O melhor horário para observar o fenômeno é logo após o pôr-do-sol, em sua primeira hora de nascimento, quando a lua pode mostrar variações de cores, amarelada, laranjada e até avermelhada (como acontece na “Morango”) devido ao efeito óptico da atmosfera.

A “Superlua do Esturjão” nascerá no Leste logo após o pôr do sol, brilhará a noite toda e depois se põe no oeste perto do nascer do sol. Para observação, nenhum equipamento especial para ver uma Lua cheia é necessário.
 
Conforme informou o Tilt Uol, “Superlua” é o nome popular para quando a fase da Lua cheia coincide ou é bem próxima ao seu perigeu - o momento em que o satélite está mais perto naquele mês. Nestas datas, acontece um alinhamento triplo: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a Lua, mais próxima. Isso faz com que ela apareça até 15% maior e 30% mais brilhante

Conhecida como “Superlua de esturjão”,  O nome está relacionado à época em que o peixe homônimo é encontrado em bastante quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.

A noite da Lua Cheia é a única época do mês em que você pode ver o disco no contexto de seu ambiente. Isso é importante porque você vê a Lua ao lado de árvores, prédios ou montanhas, e automaticamente a compara em termos de tamanho.

O que acontece é que seu cérebro faz a Lua cheia parecer maior do que realmente é. Isso é chamado de “ilusão da lua” e só acontece quando você vê a lua cheia no horizonte. Para fazer isso você tem que acertar o tempo certo, o que pode render belos registros de fotografias e vídeos.
 
Entenda o que é superlua


De acordo com a Nasa, uma superlua ocorre quando uma lua cheia coincide com a maior aproximação da Lua à Terra em sua órbita elíptica, um ponto conhecido como perigeu.

Durante cada órbita de 27 dias em torno da Terra, a Lua atinge tanto seu perigeu, a cerca de 363.300 km da Terra, quanto seu ponto mais distante, ou apogeu, a cerca de 405.500 km da Terra.

'Superlua' não é um termo astronômico oficial, mas normalmente é usado para descrever uma Lua cheia que chega a pelo menos 90% do perigeu. Superluas acontecem apenas de três a quatro vezes por ano e sempre aparecem consecutivamente.

Durante a maior parte da órbita da Terra ao redor do sol, o perigeu e a lua cheia não se sobrepõem. Em seu ponto mais próximo, a lua cheia parece cerca de 17% maior e 30% mais brilhante do que a lua mais fraca do ano, que ocorre quando está mais distante da Terra em sua órbita.

Mesmo que 17% não faça uma grande diferença no tamanho detectável, uma superlua cheia é um pouco mais brilhante do que outras luas ao longo do ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet