Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

homenagem

Prêmio de Literatura que homenageia Silva Freire é instituído pela Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução

Silva Freire

Silva Freire

Vinte e dois anos depois de sua morte, Silva Freire e os atuais literatos de Mato Grosso serão contemplados anualmente com a possibilidade de estar entre os vencedores do “Prêmio de Literatura Benedito Sant’Ana da Silva Freire”, cuja primeira edição, que ocorrerá no próximo ano.

O evento “Setembro Freire”, em que será anunciado este projeto de premiação a autores mato-grossenses, ocorre entre os dias 21 e 27, no Largo da Mandioca, entre as ruas 12 de outubro e Pedro Celestino, em Cuiabá.
Leia mais: Por dentro da vida de escritores famosos: exposição traz cartas do século XX

Instituído pela Resolução nº 2.022/2011, do Deputado Mauro Savi (PR), o prêmio tem como objetivo homenagear um autor que fez história em Mato Grosso e do qual a obra represente sua época na literatura contemporânea do estado.

Estão aptos a participar da concessão deste prêmio autores mato-grossenses natos ou residentes há mais de 10 anos no estado. Para tanto, serão premiadas as melhores obras conforme as seguintes categorias: romance, contos, poesias, crônicas e didáticos.

O vencedor do primeiro lugar, além de um troféu, contará com uma tiragem de mil exemplares de sua obra, que serão distribuídas em escolas estaduais.

Para o segundo colocado, um troféu, e para o terceiro lugar, a entrega de um diploma. Vale ressaltar que a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa vai definir, no próximo ano, o calendário para realização do prêmio, no qual constarão todas as informações necessárias para os interessados em participar.


Saiba mais sobre Silva Freire

Benedito Sant’Ana da Silva Freire nasceu em Mimoso, distrito do município de Santo Antônio de Leverger, em 20 de setembro de 1928 e faleceu em Cuiabá , no dia 11 de agosto de 1991.

Freire foi poeta, advogado e professor, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) nos tempos quando a entidade tinha como política a promoção da criação e resgate intenso da identidade multicultural Latino-americana.

Conterrâneo de Marechal Cândido Rondon, Freire também foi professor na Faculdade de Direito da Unidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ocupou a cadeira de número 38 da Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Em sua trajetória pela busca de seus ideais, Silva Freire foi preso durante a Ditadura Militar, sofrendo censura em seus escritos.

Sua morte se deu no tempo em que os festivais de estímulo a criação cultural entraram em declínio, com o domínio da Cultura pela Indústria Cultural.

Recebeu diversas homenagens, dentre elas, a homenagem do Univag Centro Universitário de Várzea Grande, em Mato Grosso, e que deu o nome deste intelectual à sua biblioteca.

Hoje é um poeta reverenciado em seu estado natal, porém pouco conhecido no Brasil.

Principais obras de Silva Freire: Meu Chão, Pássaro Implume, Campus da Universidade, As Redes, Os Meninos de São Benedito, Águas de Visitação e Trilogia Cuiabana.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet