Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Menino Maluquinho conta histórias de Ziraldo na 16ª Bienal, no Rio

Nesta segunda-feira (2), na 16ª edição do maior evento literário do Rio, os apaixonados por leitura mergulham nas histórias do Bichinho da Maçã e do Flicts, clássicos de Ziraldo. E quem vai contar essas aventuras é ninguém menos que o Menino Maluquinho, personagem consagrado da literatura infantil brasileira.

Quem quiser fazer esse mergulho, deve ir até o Pavilhão Verde, no RioCentro, e procurar o Planeta Ziraldo, que faz uma série de apresentações do espetáculo Histórias ao Vento, com a participação da Sapoti Projetos Culturais.

O espetáculo, que mistura teatro, música e narrativas intrigantes, é a adaptação dos textos do autor mineiro.

As sessões da manhã acontecem às 10h15, 11h15 e 12h15. As da tarde, às 13h45, 14h45 e 15h45. A última apresentação do espetáculo desta segunda-feira (2) é às 17h30.


Para os que desejam aprender e discutir sobre moda, às 19h, também no Pavilhão Verde, haverá uma palestra com Cris Zanetti e Fê Resende, blogueiras do Oficina de Estilo, e com Márcia Disitzer, editora do caderno Mulher do jornal O Dia. O tema da palestra, que será mediada por Ana Paula Araújo, é “Existe certo ou errado na hora de se vestir?”, e vai discutir as dificuldades de encontrar o próprio estilo nos dias atuais.

Enquanto isso, no Pavilhão Azul, o assunto será futebol. Às 18h30, começa a sessão “Graça & Lima, os falsos inimigos da bola” que conta com a participação de Dênis de Moraes, Joel Rufino dos Santos e, como mediador, Vitor Iório. A ideia da mesa de debates é discutir o equívoco histórico que atribui a Graciliano Ramos a afirmação de que o futebol jamais vingaria no Brasil, assim como a suposta criação de uma liga antifutebol por Lima Barreto.

Dênis de Moraes é biógrafo de Graciliano, e Joel Rufino, autor do ensaio “Sociedade e problema racial na obra de Lima Barreto”.

Neste domingo (1º) a programação estava recheada de atrações. Entre elas, o #acampamento na Bienal com a Equipe do Porta dos Fundos, que conversou com os visitantes sobre os novos hábitos de consumo e transformações nas culturas jovens.

E uma coisa é certa na feira literária: as chances de você encontrar seu autor predileto são grandes. Às 16h, o Encontro com os autores, no auditório Mário de Andrade do Pavilhão Verde, trouxe Maurício de Souza e Mônica. Às 17h, aconteceu o Café literário com Ana Maria Machado, Luiz Ruffato e Mia Couto, no Pavilhão Azul.

O Café Literário das 18h30 foi uma atração à parte para quem gosta de literatura internacional contemporânea, trazendo à tona a questão das situações-limite do ser humano nas narrativas, com a participação de Emma Donoghue, autora do Best seller “Quarto”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet