Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Dr. Juliano Slhessarenko

Médico de Cuiabá explica sobre morte súbita cardíaca em atletas

Foto: Reprodução

Médico de Cuiabá explica sobre morte súbita cardíaca em atletas
O exercício é uma das ferramentas mais poderosas para melhorar a saúde e tem sido associado a mudanças benéficas na maioria dos fatores de risco cardiovascular, incluindo lipídios, pressão arterial, sensibilidade à insulina e peso.
 
Numerosos estudos epidemiológicos têm mostrado consistentemente uma associação entre aeróbio moderado  exercício e diminuição do risco de doença cardíaca coronária (CHD) e morte, e até mesmo uma pequena quantidade de exercício fornece uma redução significativa do risco em comparação com um estilo de vida sedentário.
     
Embora haja controvérsia sobre a conexão potencial entre exercícios intensos de resistência e aumento do risco de  algumas condições cardíacas (ou seja, fibrilação atrial, fibrose ventricular), em equilíbrio, o exercício é claramente promotor de saúde para a grande maioria dos indivíduos.
 
No entanto, para um pequeno número de indivíduos que abrigam doenças cardíacas, o exercício pode às vezes ser associado  com o risco de morte súbita (ou seja, o paradoxo do exercício).  A morte súbita cardíaca (MSC) é a causa médica mais frequente de morte súbita em atletas, e as estimativas variam amplamente com base na população.  Uma estimativa recente da incidência de MSC variou de 1 em 40.000 a 1 em 80.000 atletas por ano.
 
Embora MSC seja rara, sua ocorrência em atletas que são frequentemente jovens e presumivelmente saudáveis ​​tem um grande impacto emocional e social na comunidade circundante. Portanto, um esforço considerável tem sido feito para entender melhor as causas da Morte súbita  em atletas e para descobrir estratégias ideais de prevenção.
 
Morte súbita cardíaca em atletas: definições e epidemiologia
 
Portanto, ao estimar a incidência de MSC, a população de atletas em risco pode ser difícil de quantificar. A definição de MSC em atletas também varia; algumas estimativas de incidência incluem apenas mortes com esforço ou logo (<1 hora) após o esforço, enquanto outras incluem qualquer Morte súbita em um atleta (por esforço ou fora do esforço) e também episódios de parada cardíaca súbita ressuscitada (PCS) . Essas inconsistências ajudam e  respondem pela ampla variação da incidência estimada de MSC em atletas em relatórios anteriores, de 1 em 3.000 a 1 em 1 milhão.
 
Também tem sido cada vez mais reconhecido que algumas populações de atletas podem estar  em risco substancialmente maior de MSC do que outras. Entre os atletas o risco aumentado foi encontrado com gênero masculino, raça negra e participação no basquete.
 
O risco entre jogadores de basquete do sexo masculino foi estimado em mais de 10 vezes que no  população geral de atletas (1 em 5.200 vs. 1 em 53.703 atletas por ano), o que é consistente com achados anteriores em atletas universitários e do ensino médio. O mecanismo de risco aumentado não está claro; embora a síndrome de Marfan e a dissecção aórtica resultante tenham ocorrido mais comumente em jogadores de basquete do sexo masculino, isso é responsável por uma pequena fração das mortes nessa população.
   
Em atletas com menos de 35 anos, as doenças cardíacas hereditárias predominam, com cardiomiopatia hipertrófica (CMH) e origem anômala de artéria coronária sendo as duas causas mais comuns no Brasil. Em atletas com mais de 35 anos, a maioria dos eventos de MSC são decorrentes de doença arterial coronariana aterosclerótica (DAC) adquirida.

Muitos desses diagnósticos podem não ser clinicamente aparentes e podem apresentar-se inicialmente com morte súbita. Estimar a proporção de atletas com sintomas prodrômicos é difícil, visto que o relato não vem da vítima e está sujeito a um viés substancial;  no entanto, mais de aproximadamente 30% dos atletas com Morte súbita  foram relatados como tendo sintomas como dor no peito, falta de ar, declínio de desempenho, palpitações, pré-síncope ou síncope que levou ao evento.
         
Avaliação de tais sintomas de esforço  por uma equipe qualificada de médicos de medicina esportiva e cardiologia é um aspecto importante do atendimento médico de atletas e da prevenção de morte súbita cardíaca.
 
Embora rara, a morte súbita no atleta é um evento traumático e de grande impacto na sociedade. A incidência de MSC varia amplamente, dependendo da população de atletas.  Em atletas mais velhos, MSC é principalmente devido a DAC e complicações associadas.  Em atletas mais jovens, é devido a doenças cardiovasculares congênitas ou mediadas geneticamente, como CMH, anomalias das artérias coronárias, outras cardiomiopatias ou distúrbios arritmogênicos primários.
 
Todos os programas de triagem pré-participação voltados para a identificação de atletas com alto risco de MSC começam com um histórico e físico focado.  A adição do ECG de 12 derivações e/ou testes cardíacos adicionais é uma fonte de considerável debate contínuo.  A avaliação de pré-participação ideal para um determinado grupo depende da população de atletas e dos recursos de triagem disponíveis, incluindo médicos com experiência no tratamento cardiovascular de atletas.
 
É altamente improvável que qualquer programa de triagem seja eficaz na identificação adequada de todos os atletas com risco de MSC;  portanto, o maior acesso a desfibriladores externos automatizados, bem como o treinamento em ressuscitação cardiopulmonar em nível comunitário, são meios importantes para reduzir a morte súbita em atletas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet