Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Literatura

Tereza de Benguela

Historiador da UFMT lança romance sobre rainha quilombola de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Historiador da UFMT lança romance sobre rainha quilombola de Mato Grosso
Historiador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruno Pinheiro Rodrigues, lançou o romance “Baobá: A Árvore da Vida”, o primeiro de uma série de sete livros que tem como protagonistas Tereza, a rainha do Quilombo Quariterê, e Sebastião, ambos de Benguela da África. O livro foi lançado na última sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

Leia mais:
Jovem de 18 anos encontra na arte motivação para superar fase difícil da vida

A obra tem como objetivo chamar atenção para a necessidade um olhar sobre o passado mais democrático e inclusivo. O autor questiona os estudos da história negra dentro nas unidades educacionais, principalmente as escolas de ensino médio, que priorizam o estudo do período medieval europeu, mas não reserva um olhar atento àqueles que contribuíram para a construção do Brasil.

“O jovem entra no ensino médio e sai dele sabendo mais sobre as disputas monárquicas do período medieval europeu, e quase nada sobre as grandes unidades políticas da África, sobre os homens e mulheres africanos ou afrodescendentes que também contribuíram para construção do Brasil etc.”, afirma o professor. “A história da África e dos afrodescendentes é belíssima e precisa ser conhecida. Não que não seja importante estudar as disputas políticas do mundo europeu, mas é preciso questionar porque somente elas e não o restante do mundo”, completa.

“Baobá: A Árvore de Vida” é o primeiro de uma sequência de romances. Os planos iniciais, envolvem a publicação de pelo menos sete volumes. Para comprar a versão em e-book do livro, clique aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet