Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Saúde e Beleza

Dores da hérnia de disco diminuem em 15 dias com pilates, diz especialista em coluna

da Redação - Isabela Mercuri

17 Fev 2020 - 09:22

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Dores da hérnia de disco diminuem em 15 dias com pilates, diz especialista em coluna
Muito mais do que um exercício de alongamento, o pilates é uma ferramenta utilizada por fisioterapeutas para fazer reabilitação de pacientes. Para aqueles com hérnia de disco, as dores melhoram – e até vão embora – já nos primeiros quinze dias de tratamento. Esta é a declaração da especialista em coluna Maria Arcilene Jaquerod, 50, proprietária da clínica e estúdio Arci Clinic, em Cuiabá

Leia também:
Voluntários realizam ‘plantão psicológico’ gratuito no Parque Mãe Bonifácia

Maria Arcilene é mato-grossense, mas viveu na Europa por mais de vinte anos. Por lá, formou-se em letras na Suíça e em psicologia em Paris, antes de voltar ao Brasil, onde estudou fisioterapia em João Pessoa, além do curso de pilates. Passou a morar em Cuiabá com a família e inaugurou sua clínica há dois anos, onde trata todos os tipos de dores e traumas.

Maria Arcilene (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Eu trabalho com o pilates porque ele é um ótimo recurso da fisioterapia”, declara. “As pessoas pensam que é só uma forma de exercício e alongamento, e não é verdade”. A fisioterapeuta é também especialista em coluna vertebral, e trata principalmente hérnias de disco.

Mas o pilates também é indicado para pessoas que tem fibriomialgia e até mesmo problemas respiratórios, como asma. “Trabalha com a respiração diafragmática, e toda base é respiração durante os exercícios. Ele é um método incrível, porque é seguro para todas as pessoas, de crianças a partir de quatro anos de idade até idosos, e principalmente para idosos, que têm problema de equilíbrio. O pilates trabalha o equilíbrio, a respiração, a coordenação motora... É prevenção e qualidade de vida”.

A Arci Clinic possui duas sedes, sendo uma no CPA I, e outra no bairro Quilombo. Na equipe, além de Maria Arcilene, trabalham também as fisioterapeutas Jéssica e Simone. Além do pilates, também são oferecidos tratamentos como osteopatia, quiropraxia, liberação miofacial, ventosoterapia e com aparelhos.

Clínica no Quilombo (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Clínica no CPA I (Foto: Arquivo Pessoal)

Cada sessão é feita individualmente ou, no máximo, em grupos de duas pessoas. “Eu não trabalho com turma porque a demanda no meu estúdio é de pessoas com dores, então é impossível trabalhar uma turma toda com dores diferentes. Tem que ser exercícios específicos”, explica.

Desta forma, as profissionais conseguem reabilitar os pacientes de forma rápida e segura, e exercitando de forma conjunta o corpo e a mente. “Eu trabalho com o pilates como reabilitação, e ele é um dos recursos da fisioterapia, o que as pessoas não entendem. Quando o médico manda fazer fisioterapia: o pilates, quando feito com fisioterapeuta, é fisioterapia!”, garante. “Trabalhamos flexibilidade e fortalecimento, e ele tem os princípios de fluidez, respiração, coordenação e centralização”, finaliza.

Jéssica e Simone (Foto: Arquivo Pessoal)

Serviço

Arci Clinic
Endereço 1: Av. São Sebastião, 2904 - Sala 2 - Bairro Quilombo
Endereço 2: Rua Alenker, 13 - Sala 6 - CPA 1
Email: arciclinic@gmail.com
Informações: (65) 99256-6505
Instagram

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Karollyne Cajango
    19 Fev 2020 às 14:25

    Maravilhosa! Comecei o tratamento devido dores nas costas, e me sinto super bem fazendo o pilates. Clinica aconchegante, e com profissionais atenciosíssimas.

  • Jessica
    18 Fev 2020 às 07:59

    Oi Bianca!! É muito engraçado esse comentário, mais não é clínica de espiritismo e sim de FISIOTERAPIA, PILATES MESMO, não temos culpa desse comentário aí em cima, qualquer coisa dá uma passada aq na clínica sem compromisso pra vc ver como funciona. Muito obg.

  • Suelen
    17 Fev 2020 às 22:35

    Não há dúvidas de que a prática do pilates promove inúmeros benefícios. Excelente a reportagem! Parabéns a essa fisioterapeuta que exerce sua atividade com dedicação e ética.

  • Chirle
    17 Fev 2020 às 20:45

    Excelente profissional!!! Iniciei tratamento em virtude de uma artrose, as dores passaram.

  • Francisco Carlos Faria Martins
    17 Fev 2020 às 15:18

    Preciso da fisioterapia Pilates, tirei duas vértebras em 2000. Preciso fazer fisioterapia

  • Bianca
    17 Fev 2020 às 15:05

    Misericórdia! esse Luiz Antonio aí falando, tá parecendo que clinica de espiritismo ou descarrego, sei lá o que? Se for isso ai aí to fora.

  • miramar moreira
    17 Fev 2020 às 13:41

    Qual valor do Pilates

  • Luiz Antonio de Almreida
    17 Fev 2020 às 09:49

    Posso falar de carteirona dessa Fisioterapeuta, lelo seu trabalho humanitário nesa Area de Saude. Sua presteza e atenção como ela trata tanto profissional, Emocional, Quantico Espiritual que ela oferece ao publico quem dela precisar. Pelos pacientes tudo tem até momentos de auto ajuda na sua pzrticularidade com um ser Cosmico e Divino na sua essencia, entao ela traz na sua Alma akem de tudo o Cálice di Santo Graal aonde Jesus disse: " Ru sou o Caminho a verdade e a vida" no seu trabalho vem dessa forma trazer essa essencia acima do profissional que é tambem colaborar co. A nossa Pachamama " Mae Terta". Minha gratidao a essa profissional que se dedica com presteza, com disciplina a sua tao feliz desse instrumenfsl chamado " Pilates".. assim eu falei. Luix Antonio.

Redes Sociais

Sitevip Internet