Olhar Conceito

Sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Notícias / Saúde e Beleza

Voluntários realizam ‘plantão psicológico’ gratuito no Parque Mãe Bonifácia

da Redação - Isabela Mercuri

12 Fev 2020 - 14:35

Foto: Divulgação

Voluntários realizam ‘plantão psicológico’ gratuito no Parque Mãe Bonifácia
Uma vez por mês, aos domingos, um grupo de voluntários realiza, desde setembro de 2019, um ‘plantão psicológico’ no parque Mãe Bonifácia. O objetivo é oferecer apoio e orientação a pessoas que estão precisando de ajuda. O próximo encontro acontece neste domingo (16), das 8h às 10h.

Leia também:
Não é falta de Deus: depressão tem tratamento e cura; Veja onde conseguir atendimento social!

A ideia do projeto foi das psicólogas Cinthia Farinha e Mauriene Tizzo. Elas se conheceram na faculdade, e decidiram criar a ‘Escuta no Parque’ inspiradas em uma iniciativa semelhante que é realizada em São Paulo, a ‘Escuta na Grama’.

“A gente sabe dessa dificuldade, que muita gente acha que psicologia está para loucos, que tem que estar em surto, e não é bem assim. Além de a gente saber da necessidade que há, porque os órgãos públicos não dão conta da demanda”, explica Cinthia. Segundo ela, a ideia é levar a psicologia para mais perto das pessoas. “Claro que não temos como salvar tudo e todos, mas [a ideia é] sanar um pouco dessa demanda”.

No total, o grupo tem 40 voluntários, mas cerca de dez participam por final de semana. Os atendimentos duram de 40 minutos a uma hora, e para participar basta preencher um formulário rápido no local.

A psicóloga explica, no entanto, que este atendimento não corresponde a uma terapia – e que o projeto também não é para que os profissionais ‘vendam’ seus consultórios. “É um plantão psicológico, uma acolhida orientativa, para trabalhar uma demanda que é possível ser feita naquele momento. Tanto que nós temos os dados das redes públicas e escolas que atendem a preços simbólicos [para indicar]”.

Para quem for psicólogo e quiser ser voluntário do projeto, basta acessar o INSTAGRAM e enviar uma mensagem direta, que a equipe entrará em contato. Já para quem quiser o atendimento, basta ir até o Parque nas datas detalhadas abaixo (na galeria) entre 8h e 10h.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Klaus Soares
    12 Fev 2020 às 16:27

    Se fosse altruísmo, não tirava foto pra se aparecer.

Redes Sociais

Sitevip Internet