Olhar Conceito

Domingo, 15 de dezembro de 2019

Notícias / Literatura

Estudante é o único finalista de MT na Olimpíada da Língua Portuguesa entre mais de 170 mil inscritos

da Redação - Isabela Mercuri

01 Nov 2019 - 16:41

Foto: Lívia Wu

Evaristo Conceição (à esquerda) e Angela Dannemann (à direita) na cerimônia de lançamento da Olimpíada

Evaristo Conceição (à esquerda) e Angela Dannemann (à direita) na cerimônia de lançamento da Olimpíada

O estudante Luiz Felipe Cândido Pires, de Rondonópolis (219km de Cuiabá), foi o único finalista de Mato Grosso na Olimpíada da Língua Portuguesa. Junto a ele, foram classificados outros quatro da região Centro Oeste, sendo três de Goiás e um de Brasília (DF). O aluno participou com o texto intitulado ‘Muleque, vem prá dentro’. A final acontece no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. No total, se inscreveram na Olimpíada 171.035 pessoas.

Leia também:
Secretaria de Cultura pagará R$600 mil para produção de obras literárias e projetos de fomento
 
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo, de acordo com a assessoria, é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
 
Para participar, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Luiz, o finalista de MT, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel. Seu professor é Senio Alves de Faria.
 
Os finalistas são alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. No total, 38 estudantes foram selecionados, junto a seus professores. Foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria.
 
Os 250 estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (28). Durante três dias, participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Eles entrevistaram a escritora Geni Guimarães e a visitaram o Museu Afro Brasil.
 
O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa acontece entre 4 e 6 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Poema. Desembarcarão em São Paulo 130 professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participarão das atividades culturais e de formação.
 
Ainda em novembro, serão realizados os encontros de semifinalistas de Documentários (1º e 2º anos do Ensino Médio) e de Artigo de Opinião (3º ano). Além dos finalistas em Memórias Literárias, foram divulgados em outubro os 38 selecionados na categoria Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).
 
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet