Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dia mundial

Mãe de garoto autista dá depoimento, pede menos preconceito e maior acesso ao diagnóstico

Foto: Arquivo pessoal

Mãe de garoto autista dá depoimento, pede menos preconceito e maior acesso ao diagnóstico
Nesta segunda-feira (2) é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data chama atenção para esta deficiência, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Cuiabá, a fisioterapeuta e mestre em saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Camila Albues Torres, descobriu que seu filho, Arthur, é autista, e faz questão de dar seu depoimento para ajudar outras famílias.

Leia a íntegra de seu depoimento:

Hoje é o dia mundial da conscientização do autismo! Quero deixar meu depoimento para que  outras crianças tenham o mesmo privilégio de ter diagnóstico e de serem bem tratadas,  tendo menos preconceito e o máximo de independência! Sou Mãe do Arthur que é autista (nível 1, grau leve), não me envergonho de dizer, pois tenho muito orgulho do meu filho, creio com toda certeza e convicção que Deus colocou ele na família certa.
 
Sou fisioterapeuta especialista em neuropediatria e trabalho com crianças especiais. Sempre soube que Arthur tinha algo. Desde bebê, pra mim ele era diferente. Percebia, por trabalhar com crianças especiais no dia a dia.  Na hora de mamar ele não olhava para mim e tinha dificuldade com a fala. Meu marido me dizia que eu via coisas onde não existiam.
 
Enfim, deixei-me convencer que não era nada, apesar do Arthur não gostar desde pequeno de interagir!  Fiquei grávida de uma menina quando Arthur tinha 10 meses (Helena foi a maior benção que Deus pode dar ao Arthur, por estimulá-lo na fala e interação) e foi uma reviravolta em nossas vidas! Só que o Arthur sempre teve seu desenvolvimento motor normal. Com 1 ano e 1 semana andou, mas a comunicação e o contato visual eram sempre deficitários. Todos me diziam que ele era preguiçoso, e eu, muito desesperada!
 
A diferença apareceu quando ele foi para escola, e diante das dificuldades procuramos duas opiniões de Neurologista, em Cuiabá e São Paulo, que confirmaram o diagnóstico. Quero dizer que o diagnóstico não é o fim, e sim o início de uma melhor compreensão sobre o meu filho! Ele não deixa ser o Arthur, amável, autêntico, carinhoso, que gosta de abraços, gentil e inteligente. Ele se comporta de tal forma, e é tão capaz de nos surpreender, que às vezes até nos assusta. Capaz de entender a beleza de pequenos gestos que geram uma gratidão!
 
Já enfrentamos muitos preconceitos, mas temos muito apoio. Espero que muitas crianças possam ter esse privilégio de encontrar suporte e amparo na confirmação do diagnóstico, pois segundo pesquisas existem mais de dois milhões de autistas no país, mas apenas 10% são diagnosticados.
 
E que a sociedade possa julgar menos e se conscientizar que o autismo é apenas uma forma diferente de ver o mundo.  E que a inclusão social possa fazer parte de nosso dia a dia nos diversos ambientes da sociedade.
 
Camila Albues Torres é Mae do Arthur, Fisioterapeuta , Mestre em Saude pela UFMT, Professora  de Neurologia Infantil da (Unic), Especialista em fisio Neuro infantil  pela PUC, Especializada no Conceito Neuroevolutivo Bobath Avançado pelo JP Mães de Londres, Pioneira em Terapia Intensiva - Pediasuit em Mato Grosso dede 2012 pela Therapies 4 Kids USA, e proprietária da Clinica Vital Kids Fisioterapia Infantil Avançada.

*Atualizada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet