Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Colunas

“Mãnhêêê, quero ser cool hunter!”... Cool o quê?

Já imaginou trabalhar em função de caçar e descobrir tendências? Eu já! Depois que descobri a existência do cool hunting, já coloquei como item de importância na minha wish list de estudo/carreira (só para dar um toque fashionista no meu texto).

O profissional Cool Hunter trabalha caçando tendências e novidades. Isso não quer dizer que um cool hunter sai por ai apenas fotografando vitrines, ou registrando street styles para saber o que andam usando ou está acontecendo no momento em determinado lugar, mas tem a sensibilidade para captar movimentos, atitudes, comportamentos nos mais diversos lugares do globo e não somente se restringindo ao segmento moda, mas todas as outras áreas que também influenciam no comportamento e lifestyle da sociedade, fazendo um amontoado de registros e pesquisas que vão predeterminar algo novo, que provavelmente vai tomar conta do mercado no futuro próximo.



Esses estudos não são baseados em “achismos”, mas sim resultados concretos consequentes de uma série de anotações, observações, uma maneira particular e sensível de ver o mundo, visitando presente e passado e conclusões que envolvem uma corrente de fatores (uma coisa liga a outra) que envolvem determinada época da sociedade.

A atividade de cool hunting envolve observar os comportamentos humanos, fotografar lugares, momentos e cenas, também considerar momentos políticos, econômicos e fatores ambientais que afetam e influenciam diretamente na vida de um povo, frequentar lugares, como bares, manifestações culturais e shows em busca dessas novidades. Nesse caso, novidade não significa algo que já é de conhecimento e uso da massa, mas algo que ainda esta por vir, de vanguarda. O cool hunter consegue captar o Zeitgeist (termo alemão que significa ‘o espírito do tempo’).




Segundo Sabina Deweik (representante no Brasil do instituto de pesquisas de tendências de consumo, Future Concept Lab) em entrevista para a Exame, os 4 Ps do marketing clássico (produto, preço, lugar e promoção, em inglês) estão se transformando nos quatro “Ps” do marketing relacional - pessoas (people), lugares (places), planos culturais (plans) e projetos (projects).

Hoje existem diversos bureaus e agências especializadas no segmento de cool hunting, como a WGSN, a Future Concept Lab e a Stylesight que possuem sedes e clientes espalhados em diversos lugares do mundo e a brasileira Box1824 (dessa ultima recomendo a pesquisa do projeto “O sonho Brasileiro”) que atendem empresas que tem por demanda o processo criativo como do setor de beleza, moda, design de interiores, design automobilístico, agências de propaganda etc.



Dentro desse contexto, há termos como Trend Forecasting que consiste no estudo de comportamentos e interpretá-lo para os vários segmentos do consumo, por exemplo, o profissional de trend forecasting de moda pode observar as novidades e lançamentos da indústria textil, mixando com referencias de artes visuais, literatura, arquitetura criando um cenário de inspirações.


 
Trendspotting que é o ato de identificar tendências por observação e análises quantitativas e qualitativas, cruzando informações a nível social, cultural e economico e ainda Trendsetter, termo que designa aquelas pessoas que formam opiniões e influenciam através de seu jeito inovador, lançando tendências.

Fotos: tumblr

Comentários no Facebook

Sitevip Internet