Olhar Conceito

Sábado, 19 de setembro de 2020

Colunas

Abravane-se: por mais ousadia e alegria!

Autor: Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

17 Mai 2013 - 09:30




“Abravana NY” é o nome da exposição do artista brasileiro Rick Castro, que inaugurou sua primeira mostra individual no EUA, na galeria TEMP, que segue até 25.05. A exposição (que no Brasil é representada pela galeria Casa Triângulo) mistura vídeo, instalação e performance e tem como principal enfoco, a interação com o público, com uma instalação onde os planos chão e parede foram transformados através da ação dos visitantes. Toda a transformação foi gravada pelo artista Rick Castro e foi exibido na própria galeria. 





O artista ainda agregará elementos na instalação a fim de que continue havendo interação entre obra e público, com materiais como peças de roupas de grifes como Fkawallys, Neon e Amapô, colagens de papel, adesivos e makes, onde no fim tudo será pintado de verde, criando um cromaqui, que será substituído por padrões de cores e movimento quando transformado em vídeo (segundo o portal FFW).


Rick Castro foi um dos criadores do abravanismo. Para quem não conhece o termo Abravanista nasceu após um depoimento de Patrícia Abravanel (isso mesmo, a filha do Silvio Santos) após seu sequestro, contando como tudo ocorreu tranquilamente enquanto esteve em cativeiro e que deveríamos amar os nossos sequestradores. Pronto: “A Abravanelabravanou!”, palavras de Rick.

Desde então o movimento vem colorindo, espalhando brilho, amor e liberdadeno mundo da arte, moda e música (imagine essa frase com um sopro de glitter). Além da ideologia romântica, o movimento difunde uma estética totalmente tropical, misturando cores flúor e metálicas em formas geométricas em roupas, makes e sapatos. Fazem parte do movimento o estilista Dudu Bertholini, Eli Sudbrack, (AVAF) e o designer Kleber Matheus.


Dentro da lista de trabalhos e colaborações de Rick, estão estampas com pegada abravanista para a marca Amapô. O artista e seu clã abravanista também esbanjaram o festival de brilho no clipe “Sapato Azul” da cantora Cibelle.



Leia também: O punk continua influenciando a moda; Um brinde às tachas, spikes, alfinetes e rasgos nas roupas


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet